Parecer técnico é fundamental para apontar irregularidades contratuais e excessos de cobrança, alerta Capital Cálculos

Publicidade

Marília Costa e Silva

Felipe Nascimento é diretor Executivo da Capital Cálculos

A Capital Cálculos alerta sobre a importância do parecer técnico elucidativo e das planilhas de cálculos nas defesas feitas em ação de Execução, Monitória e de Cobrança. A empresa, que está há 28 anos no mercado e atua em todo o Brasil, é especializada em perícia, consultoria e assessoria de cálculos judiciais e extrajudiciais.

Segundo Felipe Nascimento, diretor executivo da Capital Cálculos, o parecer técnico é fundamental por conseguir apontar as irregularidades contratais e o valor incontroverso demonstrando excessos de cobrança. “Esclarece a matéria de cálculos para o advogado e para o juiz da causa, indicando as irregularidades e demonstrando a fundamentação cabível para a solução da lide”, frisa.

Ele explica que o trabalho também indicará provas a serem produzidas para buscar a verdade dos fatos, evitando assim medidas judiciais constritivas antes da análise completa da relação jurídica entre as partes. Além disso, segundo Nascimento, pode trazer economia processual o trabalho.

Nascimento alerta que ainda que o “juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem, sobre as questões de fato, pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes”.