Palestra promovida pela Abracrim-GO lota auditório da Alego

Palestra lotou auditório Solon Amaral da Alego

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas em Goiás (Abracrim-GO) realizou, nesta sexta-feira (20), a palestra Tribunal do Júri Popular e seus Aspectos Práticos, no Auditório Solon Amaral, da Assembleia Legislativa de Goiás, que estava lotado por membros da instituição e alunos de diversas faculdades. O evento contou com apoio do deputado Simeyzon Silveira (PSC).

O tema escolhido para o evento de ontem foi abordado pelo juiz titular da 3ª Vara Criminal do Júri da Comarca de Goiânia, Jesseir Alcântara. Debateram com ele o presidente da Abracrim, Alex Neder; a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Lorena Ayres; e o advogado criminalista Douglas Messora. Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor de eventos da associação, o advogado Eliton Marinho.

Classificada pelo juiz Jesseir Alcântara como “a instituição mais democrática do Poder Judiciário” e “uma escola de vida”, o Tribunal do Júri passou, segundo ele, por diversas mudanças advindas da Reforma Processual Penal da Lei 11.689/08. Ele explicou que esta inovação veio como desenvolvimento, no sentido de torná-lo um procedimento mais célere e eficaz.

Eliton, Douglas, Jesseir, Alex e Lorena

Na perspectiva do palestrante, as modificações permitiram que fosse diminuída a morosidade no andamento das demandas processuais e que a lei fosse aplicada de uma forma mais justa, valendo-se dos princípios da celeridade e da economia processual.

Esta, outras elucidações e diversos exemplos da prática jurídica nos tribunais de júri foram debatidos na ocasião. Em seguida, a mesa respondeu a questionamentos de alunos da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), Universidade Paulista (Unip), Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera) e Faculdade Cambury. Prestigiou o evento o presidente da Comissão de Direito Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Rogério Leal.

A palestra realizada na tarde desta sexta-feira foi a segunda de uma série que será ministrada pela Abracrim-GO até o fim deste ano no Legislativo estadual, com possibilidade de serem estendidas para 2018. O deputado Simeyzon Silveira afirmou que a Alego é o lugar para as grandes discussões e por isso tem trazido debates importantes. “O Parlamento goiano ganha muito quando traz discussões da sociedade

O presidente da Abracrim-GO agradeceu a colaboração cultural do deputado Simeyzon Silveira e todo seu gabinete que ajudaram na realização do evento, bem como ao presidente da Alego, José Vitti. Neder agradeceu também ao diretor de eventos da Abracrim-GO Eliton Marinho pelo magnífico trabalho, e destacou que compareceram mais de 280 alunos de várias universidades.

A Abracrim-GO também se prepara para receber, mês que vem, o presidente nacional da instituição, Elias Mattar Assad, que vem ao Estado para fazer palestra e debater temas de interesse da advocacia.