Ouvidoria da OAB-GO recebe 6 mil reclamações contra advogados em 5 anos

A Ouvidoria da OAB-GO é um canal eficiente com a sociedade
A Ouvidoria da OAB-GO é um canal eficiente com a sociedade

A Ouvidoria-Geral da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) foi implantada em 2010 e, nestes 5 anos de funcionamento foram mais de 6 mil reclamações, das quais, por volta de 4 mil foram resolvidas sem virarem processos no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-GO.

Segundo o ouvidor-geral, Eduardo Scartezini , a ouvidoria é um elo da sociedade com a Ordem. “A ouvidoria é a porta da OAB e a chave está nas mãos dos ouvidores. Temos o poder de fazer a ligação entre o cidadão, o advogado e a OAB”, afirma Scartezini.

No início do ano de 2010, na implantação do órgão, o advogado Eduardo Scartezini (foto) foi indicado pela diretoria e referendado por unanimidade pelo Conselho Seccional da OAB-GO para ser o ouvidor-geral da instituição e segundo ele, desde então, conseguiu ajudar em mais de 90% dos casos de problemas de clientes com o advogado.

advogado Eduardo Scartezini - vertical“A ouvidoria era pra funcionar somente para ensinar o reclamante a fazer uma representação contra o advogado. Na época questionei isso, porque a grande maioria dos problemas que chegam na OAB entre advogado e cliente são pequenos, que tomam uma proporção maior por falta ou de bom senso, ou de uma conversa. Antes, a única alternativa que a pessoa tinha era fazer uma representação contra o advogado. Hoje, ouvimos a pessoa, o seu o problema, chamamos o advogado para esclarecimentos e orientamos as duas partes. Às vezes basta uma conversa pra resolver o problema”, explica o ouvidor-geral.

As reclamações mais corriqueiras que chegam à Ouvidoria são por falta de assistência do advogado ao cliente, propagandas irregulares e o valor dos honorários. No ano de 2014 houve uma média de 1.300 reclamações. Cerca de 15 a 20 % as queixas são resolvidas ali mesmo, sem precisar do conhecimento do próprio advogado, por se tratar de esclarecimentos simples.

“Estamos muito satisfeitos pelo trabalho que está sendo realizado aqui, porque ao mesmo tempo estamos colaborando com a advocacia goiana, atendendo o cidadão, e aumentando a credibilidade da instituição. Só da pessoa ser atendida e ouvida, ela já se sente melhor”, diz Scartezini.

Aperfeiçoamento
A Ouvidoria-Geral da Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil é um órgão ligado ao Conselho Seccional, cujo objetivo é aperfeiçoar as atividades da instituição, visando proporcionar gestão cada vez mais transparente e eficaz na assistência, defesa e prestação de serviços aos advogados e à comunidade. Funciona na Sede da OAB-GO (Rua 1121, nº 200, Setor Marista). Fonte: OAB-GO

Composição
Ouvidor-geral
Eduardo Scartezini

Ouvidores-adjuntos
José Batista do Carmo Araújo
Iraci Teófilo Rosa