OAB parabeniza Justiça de Goiás por implantação do Sistema de Processo Digital

O presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva,   parabeniza a Justiça de Goiás pela implantação do Sistema de Processo Digital. A capital é a primeira a receber o sistema, por responder por 40% do movimento processual de todo o Estado. A mudança começa a vigorar nesta segunda-feira (4), como noticiou o portal Rota Juridica (leia aqui).

“Com este novo programa de informatização, a Justiça de Goiás dá um importantíssimo passo no intuito de colocar toda a comodidade e ferramentas oferecidas pela Tecnologia a serviço da Justiça, tornando os processos e tramitações do judiciário goiano muito mais eficientes, com a agilidade e celeridade tão demandadas nos dias de hoje”, diz Lúcio Flávio. O presidente da seccional marcou presença na solenidade de apresentação do programa, realizada na última quarta-feira (29), no Salão Nobre do TJGO.

Lúcio aproveitou para congratular o TJ pela abertura de diálogo proporcionada à Advocacia goiana, para que a classe possa se inteirar das mudanças e adequar-se a elas. “Estamos tendo muito suporte por parte do tribunal para auxiliar os nossos colegas a entenderem como vai funcionar esse novo sistema. Isso foi possível, por exemplo, através da Semana do Advogado Digital, na qual pudemos trazer o assunto de forma muito didática”, reitera Lúcio Flávio. Os advogados também recebem orientações de profissionais do judiciário qualificados para prestar a assistência necessária, nas salas da OAB nos fóruns do Estado.

De agora em diante, não será mais permitido ajuizamento de novas ações por meio físico nas unidades das Varas Cíveis e Cíveis Ambientais da comarca de Goiânia, mas apenas de forma eletrônica. O Sistema de Processo Digital já foi implantado em todas as varas das Fazendas Públicas Estaduais e Municipais da capital e que, a partir de 1º de agosto, será a vez das Varas de Família e no TJGO. Goiânia é a primeira comarca a receber o Sistema de Processo Digital por responder por 40% do movimento processual de todo o Estado.

Processo Digital
A implantação do Sistema de Processo Digital vai proporcionar economia de recursos financeiros, já que será abolido o uso do papel, bem como reduzirá o fluxo de usuários nas instalações do Poder Judiciário. Nas Varas de Fazendas Públicas, que já recebem, desde o dia 5 de abril, o ajuizamento e peticionamento eletrônico, houve redução de até 70% no atendimento ao público.

A protocolização passará a ser realizada via internet, mediante acesso por login e senha no Sistema de Processo Digital do TJGO, disponível no site do Tribunal de Justiça. O sistema eletrônico permitirá o cadastramento on-line de usuário pelo endereço eletrônico www.tjgo.jus.br, na seção Serviços, no link Processo Digital, sendo que é necessário que o usuário tenha certificado digital A3. Fonte: OAB-GO