OAB-GO lança hoje campanha contra exercício ilegal da profissão

A seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) lança, neste domingo (22), campanha “Você Não Está Sozinh@ e Merece um bom Advogad@” contra o exercício ilegal da profissão. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade quanto à importância de procurar sempre por um advogado e denunciar os não-profissionais.

Com a divulgação de materiais por meio digital, impresso e ações específicas de diálogo com a população, a proposta pretende combater casos que afetam toda a advocacia, principalmente os profissionais que atuam no interior de Goiás. A presidente da subseção de São Luís de Montes Belos, Thaís de Castro, afirma que o exercício ilegal é um dos grandes gargalos da advocacia.

“Com esta campanha, pretendemos separar o joio do trigo e permitir o exercício da advocacia reta, ética, aquela advocacia com olhar humano, voltada para os problemas do cliente, além de combater a advocacia mercantilista, que traduz o ser humano em números, valores e cifras”, expõe Thaís, que está responsável pela articulação da campanha com demais presidentes de subseções.

“A relação que nós, advogados, temos com o cliente vai muito além de uma mera cifra. Quando vemos o cliente, enxergamos um ser humano que tem direitos, que tem sua dignidade para ser resguardada e não é somente um cifrão”, completa.

Segundo ela, em São Luís de Montes Belos, já foram detidas em flagrante seis pessoas em razão de atividade ilegal. O contato entre a diretoria da subseção e as polícias militar e civil leva ao conhecimento dos casos que são acompanhados pela OAB na cidade. “Todos respondem hoje TCOs e, alguns já eram reincidentes na prática do mesmo crime em outras subseções”, relata.

Campanha
Com uma metáfora envolvendo uma maçã, a ação faz um comparativo entre o que faz bem e o que não faz, em alusão ao bom e mau profissional e àquele que não é advogado, mas diz ser. A iniciativa pretende também estimular as denúncias de casos de exercício ilegal que podem ser feitas pelos canais disponibilizados pela OAB-GO.

A campanha contra o exercício ilegal da profissão é um desdobramento da campanha “Você Não Está Sozinh@, Chame um Advogad@” de valorização da advocacia. No domingo (22 de outubro), acontecerá o lançamento de materiais por meios digitais. Serão distribuídos para todas as 48 subseções folders e banners.

A subseção de São Luís de Montes Belos dará o pontapé inicial, na terça-feira, 24 de outubro,com a distribuição dos folders e o diálogo com a população. “A OAB está ao lado da sociedade com bons profissionais que vão conscientizar a todos sobre a importância de procurar informações a respeito de quem está contratando”, demonstra Thaís.