OAB-GO cobra do TJGO providências para as constantes oscilações no sistema Projudi/PJD

Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) está cobrando providências junto ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) quanto às constantes oscilações no sistema Projudi/PJD, que têm inviabilizado o exercício da advocacia e a consequente defesa da cidadania no Estado de Goiás. Para entidade, é inadmissível o exercício da advocacia sem plenas condições técnicas.

Desde ontem, o Projudi/PJD tem apresentado falhas de acesso ao login no sistema e na leitura do arquivo de validação do certificado digital, fornecido pela Certificadora Raiz, com o objetivo de verificar se o token (certificado digital A3) está válido ou revogado. Em razão deste erro, usuários não estão conseguindo acessar o sistema processual e realizar peticionamentos com a assinatura feita diretamente por meio do sistema e com o respectivo token.

Apesar de o problema da certificadora não ser responsabilidade direta do TJGO, após intervenção da OAB-GO, o Tribunal publicou a certidão de indisponibilidade. Contudo, diante do cenário, a OAB-GO reforça a necessidade de uma medida compatível, imediata e definitiva para o que vem sendo um problema diário dos profissionais.

Tratativas

Esta não é a primeira vez que a OAB-GO alerta o TJGO quanto às inconstâncias do sistema utilizado para o peticionamento e o acompanhamento processual. Em 15 de fevereiro deste ano, a OAB-GO requisitou providências para a identificação e a solução das falhas sistêmicas. Naquela ocasião, o TJGO assegurou a realização de uma auditoria no sistema para verificar o que estaria causando as falhas em ambiente externo. No entanto, os problemas persistiram.

Em mais uma tentativa de diálogo, a OAB-GO promoveu, no dia 6 de março, uma reunião em sua sede com os juízes auxiliares da Presidência do TJGO e, mediante a continuidade do problema, reiterou, além de outras medidas, a necessidade de uma estabilidade efetiva do sistema Projudi/PJD.

No dia 15 de março, em caráter de urgência, a OAB-GO oficiou Judiciário para que fossem tomadas as devidas providências acerca da situação. No dia seguinte, 16 de março, o TJGO fixou o relatório de indisponibilidade do período de 10 dias para resguardar os prazos processuais.

Entretanto, apesar das reiteradas iniciativas da OAB-GO, a entidade frisa que os problemas no sistema persistem e têm interrompido o fluxo de trabalho da advocacia, guardiã da cidadania.

Orientações

O TJGO orienta que os advogados façam a limpeza do cache do navegador utilizado para acessar o sistema Projudi/PJD. Veja o tutorial no caso do uso do navegador Google Chrome (clique aqui) e para o navegador Firefox (clique aqui). Com informações da OAB-GO