Novos desembargadores: Wilson Safatle Faiad e Fernando de Castro Mesquita serão empossados nesta sexta-feira

Os magistrados Wilson Safatle Faiad e Fernando de Castro Mesquita serão empossados no cargo de desembargador pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, em solenidade nesta sexta-feira (23), às 10 horas. A cerimônia no Órgão Especial será restrita, com participação dos desembargadores por videoconferência e transmissão pelo canal do TJGO no Youtube.

Os dois foram escolhidos pelos desembargadores que compõem o Órgão Especial na sessão do dia 12 de abril. Wilson Safatle Faiad por critério de merecimento e Fernando de Castro Mesquita por antiguidade.

Na cerimônia de posse, os novos desembargadores serão saudados pelo desembargador Marcus Ferreira da Costa. Também farão os cumprimentos o procurador-geral da Justiça, Aylton Flávio Vechi, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva.

Wilson Safatle Faiad nasceu em Catalão

Wilson Safatle Faiad

O desembargador Wilson Safatle Faiad vai atuar na 3ª Câmara Cível, na cadeira antes ocupada por Ney Teles de Paula.

Natural de Catalão, ele ingressou na magistratura em agosto de 1989. Atuou nas comarcas de Campos Belos, Israelândia, Mara Rosa, Quirinópolis, Anápolis e Goiânia. O magistrado formou-se, em 1984, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem pós-graduação em Direito Processual Civil, também pela UFG.

Antes da magistratura, exerceu a advocacia por cinco anos em sua cidade natal, Catalão. De 2007 a 2010, foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça; foi Juiz Membro do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), no biênio 2012/2014 e Ouvidor da Justiça Eleitoral no mesmo biênio.

É professor efetivo na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), atualmente licenciado, e, ainda, formado em língua espanhola.

Fernando de Castro Mesquita é natural de Goiânia

Fernando de Castro Mesquita

Fernando de Castro Mesquita será titular na 1ª Câmara Criminal, na vaga do desembargador Nicomedes Domingos Borges, que neste biênio (2021/2023) atua como corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás.

Ele nasceu em Goiânia e graduou-se em direito pela então Universidade Católica de Goiás, no ano de 1982. Foi servidor do TJGO de 1981 a 1989, quando, em agosto, tomou posse como juiz substituto, sendo titularizado em junho de 1991.

Trabalhou como titular nas comarcas de Carmo do Rio Verde, Padre Bernardo, Goiás e Goiânia, além de responder/substituir pelas comarcas de Itauçu, Uruaçu, Taquaral de Goiás e Silvânia. De 2005 a 2007, foi juiz titular da 135ª Zona Eleitoral de Goiânia e, entre 2014 e 2016, juiz eleitoral substituto no Tribunal Regional Eleitoral.

Foi empossado como juiz membro titular para o biênio 2016/2018. Compôs a banca examinadora da prova oral para o concurso da magistratura do Estado de Goiás em 2013. Atualmente, faz parte como ouvinte do Programa de Pós-Graduação em Direito, mestrado/doutorado, da Universidade Federal da Bahia. Fonte: TJGO