Novo sistema permitirá que carteira de trabalho fique pronta em até 20 minutos

A partir da próxima segunda-feira (6/6), o Ministério do Trabalho e Previdência Social começará a utilizar em Goiás o novo sistema de emissão de carteira de trabalho. O objetivo é reduzir o tempo de emissão de registro trabalhista, que em alguns lugares chega a 30 dias, para pouco mais de 20 minutos.

A nova versão da CTPS terá verificação com a base de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios, dando mais segurança ao processo de emissão do documento. Os primeiros testes foram realizados em 2014 e em novembro do mesmo ano o sistema começou a ser implantado gradativamente no Brasil.

O presidente do Sescon Goiás Francisco Lopes, disse que essa foi uma das principais conquistas do Ministério em favor do trabalhador e do empregador. “O novo sistema vai facilitar o trabalho do empregador, dando mais celeridade ao processo. Os tempos modernos não permitem burocracia e processos morosos. O governo tem que fazer sua parte para dar condições de trabalho aos empresários”, finalizou Francisco.
 
Antiga CTPS
O trabalhador que possui a Carteira de Trabalho convencional não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir um novo documento. A antiga permanece válida. Somente no caso de obtenção da segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.