Museu do Ipiranga oferece curso de capacitação em negociações internacionais com certificado USP

Entre os dias 22 e 26 de março, o Museu do Ipiranga, pertencente à Universidade de São Paulo, realiza o Curso de Capacitação em Negociações Internacionais, que acontece no ambiente digital mediante inscrição – até dia 16 de março. A

Aberto à comunidade geral, com foco em profissionais do setor privado e governamental com atuação na área internacional, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. O curso é coordenado pelo professor Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu, livre-docente e professor titular do Instituto de Relações Internacionais (IRI–USP) e coordenador científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-IRI).

O curso será oferecido em três módulos, ao longo da semana, com duração diária de 8 horas. O módulo iniciante, que acontece nos dias 22 e 23 de março, aborda aspectos como as principais técnicas de negociação, com simulações, o impacto da cultura nas negociações internacionais e o PON – Modelo Harvard de Negociações.

No intermediário, dia 24, entram em pauta conceitos como cálculo do Valor Esperado, risco e propensão ao risco nas negociações, modelos de decisão em situações de incerteza e procedimentos de repartição e solução de conflitos, além de exercícios aplicados.

E nos dias 25 e 26 de março, no nível avançado, serão discutidas técnicas de mediação e resolução de conflitos nas instituições, teoria de coalizões e negociações multilaterais, com simulações, e modelos de decisão em situações de incerteza.

As inscrições para o curso já está abertas e podem ser feitas até 16 de março. Custo: R$ 300. Inscrições pelo link: https://forms.gle/JCkrMZb3MzcqxzPE8

Corpo docente

Professor Amâncio Jorge de Oliveira

Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pelo Instituto de Relações Internacionais da USP. É pesquisador CNPq-nível 2, coordenador científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-IRI). Foi secretário executivo da Associação Brasileira de Ciência Política (2009 a 2012) e presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do IRI-USP (2009 a 2013) Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negociações internacionais, política externa e empresariado. Com sua organização, será lançado, ainda neste ano, o livro “Negociações Internacionais: Conceitos, Técnicas e Casos”, pela Edusp.

Professora Janina Onuki

Professora Titular e Diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP. Atualmente é coordenadora da área de pesquisa de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP) e da Área Temática Política Internacional da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). É também membro titular do board do Research Committee International Political Economy da International Political Studies Association (IPSA), pesquisadora do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-USP). É coordenadora adjunta do Programa USP Municípios da USP. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Ciência Política pela USP, pós-doutorado na North Carolina State University (NCSU, 2013). Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do IRI-USP (2014-2017), Coordenadora da Câmara de Normas e Recursos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP (2016-2017), editora da Brazilian Political Science Review (2012-2016), pesquisadora visitante no Center for Latin American Studies da Georgetown University (EUA, Washington, DC, 2000), na City University of New York e na Universidad Autónoma de Madrid (2009).

Professor Pedro Feliú Ribeiro

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestre e Doutor em Ciência Política pela USP, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa, ideologia, partidos políticos, política comercial e Legislativo. Pesquisador do CAENI – USP (Centro de Estudos das Negociações Internacionais) e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP).

Especialista Gabriela Gomes Coelho Ferreira

Doutora em Relações Internacionais (2019) – Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e Kings College London (Joint Degree). Bolsista CAPES. Master Recherche em Economie de la Mondialisation (2015) – Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Duplo Diploma). Bolsista FUNDASP. Mestre em Educação: História, Política, Sociedade – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Bolsista CAPES. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Bolsista SMC. Pesquisadora do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI/IRI-USP). Tem experiência em Relações Internacionais com ênfase em Internacionalização da Educação e da Ciência, atuando principalmente com os seguintes temas: política externa, diplomacia da ciência e diplomacia da inovação.