A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal, ministra Laurita Vaz, assinou nesta terça-feira (11) um acordo de cooperação técnica para integração na Rede InovaGov, iniciativa criada para fomentar a troca de experiências exitosas em gestão pública entre os três poderes.
O evento ocorreu na sede do Tribunal de Contas da União e contou com a presença do presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, e do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.
Segundo a ministra Laurita Vaz, o objetivo do acordo é modernizar a gestão da Justiça Federal por meio do compartilhamento de iniciativas que melhoram a gestão e economizam recursos.
A ministra destacou a criação do Observatório da Estratégia da Justiça Federal, que em apenas três meses teve mais de 150 mil acessos de 35 mil usuários.
Iniciativa premiada
“Essa iniciativa de modernizar a gestão já foi premiada e busca resultados em ações inovadoras. É uma ferramenta para qualificar o serviço público e melhorar a prestação de serviços para a sociedade”, afirmou a ministra.
Para a magistrada, a Justiça Federal procura valorizar boas práticas para a gestão em uma época de escassez de recursos e necessidade de melhorar a prestação jurisdicional. Ela afirmou que iniciativas como a Rede InovaGov permitem que boas práticas não fiquem restritas aos órgãos que as criaram.
“Essa troca de iniciativas permite ganhos que podem ser replicados nos estados e nos municípios. Todos podem se beneficiar dessas boas práticas”, declarou.
Modernidade
Para o presidente do TCU, Aroldo Cedraz, o evento serviu para “alavancar a gestão pública em todo o país”. O ministro disse que a sociedade pressiona por serviços modernos adequados à nova realidade, governos digitais e mais eficientes.
“É uma iniciativa imprescindível para melhorar o desempenho da administração, com foco no cidadão e 100% digital”, afirmou ele.
Cedraz destacou que tais iniciativas representam desafio para todos, e será necessária a colaboração de todas as equipes para encontrar boas ideias.
Gastos
O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, lembrou que o evento ocorre um dia após a aprovação da PEC 241, que limita o crescimento de despesas primárias dos três poderes nos próximos 20 anos.
Para ele, a Rede InovaGov se soma ao esforço de produzir mais com menos recursos. Ele elogiou o empenho dos demais poderes nesse esforço.
“Quando me questionam sobre pressões, eu sempre digo que, na verdade, os demais poderes mais colaboram do que pressionam. Nós temos cooperação do Legislativo e do Judiciário, e esse acordo é uma prova disso”, argumentou.