Juiz José Andrade estará em Goiânia no sábado para o Workshop sobre Levantamento de Alvarás; saiba como participar

Publicidade
Juiz José Andrade é referência em execução cível no País/Foto: Divulgação

O juiz de Mato Grosso do Sul José Andrade estará em Goiânia, no próximo sábado (6), para ministrar Workshop sobre Levantamento de Alvarás. No evento, que será realizado a partir das 14 horas, no auditório do Creci-GO, o magistrado vai ensinar advogados a elaborarem a estratégia mais assertiva para execução de crédito utilizando todas ferramentas disponíveis. Entre elas, o Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper).

O segundo lote de ingressos para o workshop, que é uma promoção da Dalmass, podem ser adquiridos pelo Sympla, por meio de pagamento via cartão de crédito, Pix ou boleto bancário. Inscrições no link https://www.sympla.com.br/evento/workshop-levantamento-de-alvaras/1954421

Antes do vir a Goiânia, José Andrade falou com o Rota Jurídica. Ele pontuou, na entrevista, que, em razão da pandemia, muitas obrigações deixaram de ser cumpridas, o que aumentou o número de ações na Justiça. E, para ajudar os advogados a conseguirem que seus clientes tenham seus créditos satisfeitos, é necessária a utilização de ferramentas como o Sniper. “As ferramentas eletrônicas de busca de bens são fundamentais para o sucesso da execução”, frisa o magistrado, que é uma das maiores autoridades em execução cível do País. Leia a abaixo a íntegra da entrevista:

Após a pandemia houve aumento na quantidade de devedores e, consequentemente, ações judiciais para receber os valores devidos?

Sim. Em razão da pandemia, muitas obrigações deixaram de ser cumpridas e muitas empresas passaram a enfrentar crises financeiras inesperadas. E isso acarretou grande aumento nas demandas judiciais, especialmente nas execuções.

Para quais áreas de direito o senhor considera que o tema Satisfação de Créditos mediante utilização de ferramentas como o Sniper podem ser mais interessantes?

Para todas as áreas, uma vez que todo tipo de ação acaba desaguando na execução. Se um contrato é descumprido, a forma de receber passa pela execução; se os alimentos não são pagos, é a execução que vai garantir o recebimento. Se os honorários do advogado não são quitados na forma devida, o caminho é a execução. Se um empregador não paga as verbas trabalhistas, o empregado precisa da execução. Enfim, toda área do direito, para ver cumprida uma obrigação, precisa se valer dos meios executivos e de ferramentas como o Sniper.

E ferramentas como o Sniper realmente são mesmo eficazes? E quais os impactos que elas podem trazer para os advogados e suas estratégias jurídicas?

Sim, as ferramentas eletrônicas de busca de bens são fundamentais para o sucesso da execução. Por isso o advogado deve saber usá-las e solicitar a sua utilização pelo juiz do processo. Mas além do Sniper, muitas outras ferramentas podem ser utilizadas com sucesso. Então, o advogado deve conhecer cada uma delas.

O senhor acredita novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, Sniper e outras ferramentas de busca por patrimônio vieram para ficar ou seu impacto na advocacia será pequeno e breve?

Com certeza, o impacto será definitivo e cada vez maior. Com o crescimento das demandas, é impossível pensar apenas em trabalhos manuais, sem automatizações e utilização de inteligência artificial.

Em sua opinião qual a principal dificuldade do(a) advogado(a) para satisfação do crédito nas ações judiciais?

O desconhecimento. O advogado acha que para encontrar bens do devedor ele precisa contar apenas com a ajuda do juiz. Mas isso não é uma verdade. O advogado que detém o conhecimento adequado pode facilitar muito o caminho da localização de bens e, principalmente, na descoberta de fraudes do devedor.

Em sua opinião qual será a impressão final que os participantes do Workshop sobre levantamento de alvarás neste sábado, aqui em Goiânia, irão levar de sua apresentação?

A impressão de que valeu muito a pena. De que há muito para ser estudado. E que é possível entregar ao cliente um resultado ainda melhor do que ele entrega hoje.

Pelas informações que temos aqui já há mais de cem inscritos. Ainda há vagas? E como os interessados poderão se inscrever?

Já temos mais de 100 advogados inscritos, mas ainda restam algumas vagas, sim. Os interessados podem adquirir os ingressos restantes acessando o site do Sympla e digitar o nome do evento: Workshop Levantamento de Alvarás.

Estou ansioso em levar este tema a Goiânia, pois a satisfação de créditos é tema fundamental para a efetiva execução da Justiça e fonte de problemas para muitos advogados e advogadas no País.