IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial começa nesta sexta

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), realiza nesta sexta-feira (27), a partir das 19h30, e sábado (28), a partir das 8 horas, a IV Conferência Municipal da Igualdade Racial, no auditório da área 2 da PUC Goiás, na 1°Avenida, Setor Leste Universitário.

O tema escolhido foi “Goiânia na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento; e o lema, ‘Juntos por uma cidade sem racismo”. No evento serão estabelecidas as diretrizes e avaliação da implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito municipal.

“Goiânia é uma cidade multirracial, fruto de intensa migração de pessoas de diversas origens étnicas. Esse fato contribuiu para que a cidade tenha uma população miscigenada, composta predominantemente por negros e pardos. Por isso a importância de discutir e promover políticas públicas da área”, destaca o secretário de Direitos Humanos, Filemon Pereira.

Para o superintendente municipal de Igualdade Racial, Marco Antônio, a conferência será um espaço de debate, avaliação e proposição de ações políticas que visam à melhoria da vida da população. “A iniciativa vai deliberar estratégias de promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo. Dessa forma, vamos garantir a participação da sociedade nas atividades de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas”.

Estatísticas

De acordo com o censo 2010, do IBGE, na pesquisa de autodeclaração a população de Goiânia é composta por 48% de brancos, 44% de pardos, 5,68% de pretos, 0,61% indígena e 1,68% de amarelos.