Na quinta-feira (20), Dia Mundial da Justiça Social, o Instituto Nelson Wilians (INW), em parceria com a Unesco no Brasil, promove o evento “Diálogos Cidadaniar: Educação para a Cidadania, Direitos Humanos e Cultura da Legalidade”.
O encontro ocorrerá no auditório do Museu de Artes de São Paulo (Masp), em São Paulo, reunindo especialistas, educadores e lideranças da sociedade civil para debater o papel da educação na formação cidadã e no fortalecimento do Estado de Direito.
A fundadora e diretora-presidente do Instituto Nelson Wilians (INW), Anne Wilians, destaca a importância da iniciativa. “O Instituto Nelson Wilians tem como princípio a universalização dos direitos humanos por meio da disseminação da cultura da legalidade. Com o Projeto Cidadaniar, reforçamos nosso compromisso com a democratização das oportunidades e o fortalecimento da cultura da legalidade, buscando garantir que ninguém fique para trás.”
O impacto do Projeto Cidadaniar
Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil, reforça o impacto do evento. “Esta iniciativa convida à reflexão sobre o poder transformador da educação na formação de cidadãos globais conscientes da importância dos direitos humanos. O Projeto Cidadaniar busca fortalecer a confiança nas instituições públicas e formar defensores da paz e da justiça, alinhados aos princípios da Educação para a Cidadania Global.”
Criado em 2022, o Projeto Cidadaniar tem como base a educação para a cidadania global, promovendo reflexões críticas sobre o Estado de Direito e incentivando a equidade de gênero.
Durante o evento, serão apresentados os Guias Cidadaniar, materiais de acesso público que apoiarão o desenvolvimento de jovens e mulheres em organizações parceiras e servirão como referência para ações multiplicadoras nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://www-nwadv-com-br-4.rds.land/evento-cidadaniar.
Programação do evento
O primeiro painel, “Educação para a Cidadania – Como fortalecer a cultura da legalidade?”, contará com Alexsandro do Nascimento (MEC), Carolina Alves de Souza Lima (PUC-SP) e Maria Victoria Benevides (USP).
O segundo painel, “Da Teoria à Prática – Como Cidadaniar?”, reunirá Andréa Freitas (Unicamp), João Tavares (Rede Nacional de Educação Cidadã), Luciana Asper y Valdés (MPDFT) e Madu Macedo (autora da coleção “Em Miúdos”), com mediação da jornalista Basília Rodrigues (CNN Brasil).
Sobre a Unesco no Brasil
A Unesco atua globalmente para promover a educação, a ciência e a cultura como pilares do desenvolvimento sustentável. No Brasil, apoia políticas e iniciativas voltadas à educação para a cidadania global e aos direitos humanos, contribuindo para o fortalecimento da democracia e da justiça social.
Sobre o Instituto Nelson Wilians (INW)
Criado em 2017, o Instituto Nelson Wilians (INW) promove educação e cidadania para transformar vidas e fortalecer o Estado de Direito. Com iniciativas como o Cidadaniar, capacita juventudes, educadores e organizações sociais para ampliar o acesso ao conhecimento e fortalecer a participação cidadã.