Goiás sedia VI Encontro da Associação Brasileiras das Mulheres de Carreira Jurídica

O Protagonismo Feminino nas Carreiras Jurídicas será o tema do VI Encontro Regional Centro-Oeste da ABMCJ, que será realizado em Goiás, nos próximos dias 28, 29 e 30 de março. O encontro terá como anfitriã a Comissão Estadual de Goiás, presidida pela advogada Larissa Junqueira Bareato, que tem como conselheira regional Luciana Branco, do Mato Grosso Sul, também coordenadora regional da entidade. Nacionalmente, a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica é presidida pela goiana Laudelina Inácio.

Laudelina e Larissa Bareato

São esperadas, durante o encontro, as ministras do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz e Assusete Magalhães, dirigentes nacionais e regionais da ABMCJ, as presidentes das comissões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal e de outros estados, além de desembargadoras, juízas, advogadas, procuradoras, promotoras, delegadas, acadêmicas de direito, autoridades estaduais e municipais.

Atividades

A programação terá início no dia 28 de março, às 19h30, com uma sessão solene na Assembleia Legislativa, em Goiânia, em comemoração aos 30 anos de organização da ABMCJ de Goiás. “A homenagem será um reconhecimento à evolução do papel feminino no universo jurídico e nas transformações sociais”, observa Larissa Junqueira Bareato.

No dia 29 de março, o encontro será aberto oficialmente às 9 horas, no Espaço Meu Escritório, da Casag, na Avenida Goiás, região central de Goiânia. Em seguida, às 9h30, ocorrerão a posse das novas presidentes estaduais e a entrega de diplomas às novas associadas da ABMCJ. As atividades prosseguem ainda, no período da manhã, com as palestras de Luciana Nepomuceno, advogada e conselheira federal da OAB por Minas Gerais, às 10 horas, e Laura Maria Ferreira Bueno, procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás, às 10h45.

Ministra Laurita Vaz

No período vespertino, a programação continua com as palestras de Mônica Fernandes, coaching de Goiânia, e Kamila Coelho Albuquerque Barros, advogada e presidente da ABMCJ do Rio Grande do Sul, às 14h30.

Mesa Redonda

A partir de 15 horas, haverá uma mesa redonda com a ministra e ex-presidente do STJ, e primeira mulher a presidir o Tribunal, Laurita Vaz, e Assusete Magalhães, também ministra do STJ. O tema abordado será O Protagonismo Feminino nas Carreiras Jurídicas, com o compartilhamento de experiências sobre a ascensão das mulheres na advocacia, em tribunais, procuradorias e outras áreas do direito e sua representatividade no desenvolvimento das relações sociais.

A programação será encerrada no sábado, dia 30 de março, com um tour pela cidade de Pirenópolis a 120 quilômetros de Goiânia.

ABMCJ

Ministra Assusete Magalhães

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica foi fundada no Brasil em 1985 e é uma entidade de abrangência nacional, dotada de personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, integrante da Fédèration Internationale des Femmes Carrières Juridiques – FIFCJ, do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, Unesco, Unicef e inscrita no Registro Especial de OIT- Organização Internacional do Trabalho.

É reconhecida pela OAB Nacional e dos estados por promover o conhecimento, a interação e o desenvolvimento sócio-econômico e cultural, tendo como valores a diversidade, a preservação do meio ambiente, a promoção de ambientes colaborativos, a inovação e a responsabilidade social.Está presente em 79 países da Europa, Ásia, África e América e possui mais de 3 mil associadas no Brasil.