Estudantes de Direito da UFG usam a criatividade para protestar contra professores faltosos

cartaz 2Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) estão usando a criatividade para criar um movimento cobrando a presença dos professores na sala de aula. Com a campanha “#ProfReprovadoPorFalta”, que teve início na última segunda-feira (4), eles tentam chamar a atenção dos docentes e da direção da faculdade para o descaso de alguns professores, que estariam faltando às aulas sem nenhuma justificativa.

Para mostrar a insatisfação, os estudantes estão colando cartazes feitos por eles mesmos nos corredores e locais de grande visibilidade do prédio da faculdade, localizado no Setor Universitário, em Goiânia. Entre as mensagens, destacam-se as que dizem “Agora a faculdade de Direito é EaD?” e “Do que adianta reconhecimento internacional se seus alunos não te conhecem?”.

Os alunos asseguram que foi até elaborada uma lista de frequência para os professores. E esta é a mensagem de um dos cartazes: “Corre professor, vai começar a chamada!”. Eles garantem que isso foi necessário porque alguns docentes não comparecem com regularidade para dar aulas, o que prejudica o bom andamento do curso, principalmente depois que houve greve. Devido a paralisação dos docentes no ano passado, o semestre letivo foi estendido e as continuam ainda até agosto. Julho, que é  período de férias, terá aulas normais.

cartaz 1Além de não comparecer, os alunos afirmam que alguns professores sequer se preocupam em avisar quando vão faltar. Segundo eles, isso prejudica os estudantes, principalmente aqueles que moram longe e vão de ônibus para a faculdade.

O coordenador do Centro Acadêmico XI de Maio, Diógenes Lucas Cordeiro, de 22 anos, contou a um jornal de Goiânia, que a ação não é direcionada a todos os professores, e sim àqueles que “deixam a desejar nas atividades”. “Não queremos especificar nomes de professores. A ação é uma forma de chamar a atenção deles para que cumpram com as responsabilidades legais”, avisa.