Empresas de telefonia continuam a liderar ranking de reclamações do Procon Goiás

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O Procon Goiás divulgou, nesta segunda-feira (3/2), o ranking das 50 empresas que tiveram o maior número de reclamações registradas junto ao órgão durante o mês de janeiro de 2020. As empresas de telefonia lideram a insatisfação do consumidor quanto ao serviço prestado. Em primeiro lugar, encontra-se a Oi, com 394 atendimentos, seguida da Claro (346), Vivo (305) e Tim (257). Na quinta colocação da lista de atendimentos, figura a Caixa Econômica Federal (208).

Já quando se trata de processos administrativos instaurados, a Caixa Econômica Federal lidera o ranking, com 16 registros. Em segundo lugar, vem o Banco do Brasil (14) e Mercado Pago (14). As empresas Banco Itaucard, Enel Goiás e Novo Mundo dividem o terceiro lugar, com 13 processos instaurados, cada e dão sequência aos fornecedores com mais processos instaurados no mês de dezembro.

A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada “Ranking Atendimentos”, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

A segunda, denominada “Ranking de Processos Instaurados”, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais. (Nota: no total do conglomerado Claro S/A é agregado os totais de telefonia móvel, TV por Assinatura (NET) e telefonia fixa).

Prestação de serviço aos consumidores
Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliar os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.

Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada. Fonte: Procon Goiás