Ejug realiza Semana de Arte e Sabedoria Jurídica Negra em Goiás: uma Iniciativa de Consciência e Cultura

O Comitê de Igualdade Racial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Escola Judicial (Ejug), realiza a primeira edição da Sawabona – Semana de Arte e Sabedoria Jurídica Negra, que acontecerá de 4 a 7 de dezembro. Esta iniciativa visa promover a conscientização e o diálogo sobre questões raciais, culturais e jurídicas, integrando a arte e a sabedoria jurídica em um espaço de aprendizado e reflexão. Inscrições estarão abertas nesta segunda-feira (20).

A juíza coordenadora do Comitê de Igualdade Racial, Adriana Maria dos Santos Queiroz de Oliveira, expressou sua gratidão pelo apoio recebido para realização do evento. “Gostaria de estender meu sincero agradecimento ao nosso presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e ao diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Pedro Vilas Boas, pelo apoio incondicional e pela parceria fundamental na concretização deste evento”, destacou Adriana ao falar também que o comprometimento dos membros do comitê foram cruciais para realização da primeira Sawabona.

A magistrada coordenadora também ressaltou a relevância da SAWABONA 2023, enfatizando seu impacto social. “Nossa semana não é apenas um evento, é um movimento de conscientização e educação sobre igualdade racial e diversidade cultural. Esta iniciativa representa um passo significativo em direção à construção de um Judiciário mais inclusivo e sensível às diversas realidades sociais. Esperamos que este evento sirva como um catalisador para mudanças positivas, promovendo um maior entendimento e respeito pela diversidade em nosso estado e no sistema de justiça como um todo.”

Confira programação

04 de dezembro:

08h15: Cerimônia de abertura com autoridades
Local: Auditório José Lenar, TJGO.

09h00: exibição do documentário “Marta Kalunga” e roda de conversa com a diretora e protagonista Marta Faria da Silva.
Mediação por Luciano Augusto

14h00: painel jurídico com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, sobre “Racismo Estrutural e Manifestações no Sistema de Justiça”.

Mediador: desembargador Jeronymo Pedro Vilas Boas, diretor da EJUG.

05 de dezembro:

14h: apresentação do espetáculo teatral “Ladainha”, pelo Núcleo Coletivo 22.

14h40: roda de conversa sobre Empreendedorismo de mulheres negras, com intervenções de Carla Oliveira, Lara Khyshna e Mel Gonçalves.

Mediadora: juíza Erika Barbosa Gomes Cavalcante.

16h40: painel jurídico com Emerson Rodrigues de Oliveira sobre “Os Kalungas e a Resistência Ecológica”.

Mediador: Claudio Henrique Pedrosa.

06 de dezembro:

09h: Sarau de poesia com a companhia de arte “Goiânia Clandestina”.

10h20: Painel jurídico com promotor da Justiça, Lívia Sant’Anna Vaz sobre “Igualdade Racial e Implementação de Políticas Públicas”.

Mediador: Afonso Rodrigues Bruno Neto.

07 de dezembro:

09h: Palestra com o artista Eustáquio Neves sobre “Fronteiras Invisíveis”.

Mediadora: Cecília Araújo de Oliveira.

10h: Painel jurídico com Dr. Edinaldo Cesar Santos Junior sobre o “Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial”.

Mediador: juiz Hugo de Souza Silva