Detran vai coletar digitais de candidatos à Carteira de Habilitação

A coleta biométrica e fotografia digital em todas as etapas do processo de obtenção, adição ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam ser obrigatórias na Região Metropolitana de Goiânia e municípios atendidos por unidade do Vapt Vupt a partir de 31 de maio. Centros de Formação de Condutores (CFCs) A, B e AB, clínicas médicas e psicológicas terão que se equipar para continuar oferecendo serviço aos candidatos.

A identificação biométrica dos candidatos e profissionais envolvidos no processo de habilitação é um importante passo na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Detran e especialmente na formação dos condutores. O procedimento aumenta a segurança e reduz a possibilidade de erros e fraudes. “A biometria pode, por exemplo, evitar que um falsário tente fazer a CNH em nome de uma pessoa habilitada”, ressalta o gerente de Habilitação Rodrigo Rezende.

A partir da implantação do sistema, os registros de exames médicos e psicológicos no sistema devem ser feitos no momento em que os candidatos ainda estiverem no consultório. Eles serão certificados com as digitais dos médicos e dos candidatos. Em alguns casos, esses profissionais demoravam vários dias para lançar o resultado no sistema. A checagem das digitais será feita também no início e final das aulas práticas e teóricas.

Fiscalização
Um dos grandes avanços do sistema de biometria será a fiscalização do candidato no momento dos cursos teóricos e práticos. A cada aula, o candidato terá que registrar sua frequência com a digital. Isso garantirá que ele realmente receba todo o conteúdo necessário para sua formação.

“Vemos a CNH como um diploma, concedido aos condutores que realmente estejam aptos. Queremos elevar cada vez mais o nível de conhecimento, formando motoristas e motociclistas que exerçam a cidadania no trânsito” enfatiza o presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho

Nas cidades atendidas por Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), os equipamentos devem ser implantados até 30 de junho. Nos outros municípios, o prazo vai até 31 de julho. Os prazos e orientações para a adequação dos permissionários estão na Portaria 142/2016, publicada na última sexta-feira, dia (26).