Deputados querem instaurar CPI para investigar atuação de cartórios em Goiás

O deputado Santana Gomes (PSL), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa de Goiás, está empenhado na criação de um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação dos cartórios no Estado. Assim como outros parlamentares que têm abordado esse assunto, Santana afirma que estes estabelecimentos estão cobrando taxas abusivas e prestando maus serviços à população.

“O presidente de Cristalina disse que o cartório local travou a cidade. Caldas Novas tem apenas um cartório de registro. Uma pessoa vem de São Paulo e tem que ficar esperando uma semana para fazer um registro. Isto não existe. Estou colhendo as assinaturas para criar uma CPI.  Já estou fazendo um dossiê”, afirma Santana Gomes.

O deputado Francisco Oliveira (PSDB), em discurso feito na AL, também manifestou seu apoio à criação da CPI. “Muitas vezes os cartorários se acham donos da cidade. Os cartórios são verdadeiros bancos, movimentando grandes somas em dinheiro. Conte com meu apoio, deputado para que nós possamos moralizar este carteis”, salientou.

O deputado José Nelto (PMDB) é outro que subiu à tribuna para declarar apoio à iniciativa do colega Santana Gomes (PSL) de colher assinaturas para abrir uma CPI na Casa para investigar a atuação dos cartórios em Goiás. “Nós da oposição apoiaremos sua iniciativa, deputado, pois não temos alianças com cartorários e temos consciência dos prejuízos que a máfia dos cartórios está causando à população, ao setor imobiliário, produtivo e bancário”, declarou o parlamentar.