Deputado quer que escolas e universidades goianas tenham detectores de metal

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (PR) propôs por meio do processo legislativo nº 4202/17 que todas as escolas e universidades públicas e privadas de Goiás instalem em suas entradas detectores de metal, afim de impedir o acesso de pessoas armadas em seu interior. A proposta de lei foi encaminhada às Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa para avaliação.

De acordo com o texto da matéria, os estabelecimentos que não cumprirem as normas previstas na lei ficarão sujeitos a pagar multas que podem variar de 5 a 20 salários mínimos, podendo alcançar o dobro e o fechamento do estabelecimento até que se regularize no prazo de 60 dias a contar da data da autuação.

O parlamentar afirma que atualmente, não há qualquer impedimento no que tange ao ingresso de pessoas armadas nos estabelecimentos de ensino. “Isso traz enorme insegurança àqueles que passam boa parte do dia dedicando seu tempo aos estudos”, ressalta.

Ele sustenta ainda que a proposição busca garantir maior segurança aos estudantes do Estado, pois cria mecanismos de controle de pessoas armadas no interior dos estabelecimentos de ensino. “Por este motivo possíveis tragédias envolvendo alunos da rede pública ou privada serão evitadas”, acredita.