Defensoria prestará assistência jurídica à comunidade LGBT e portadores de HIV

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) vai abrir um canal direto com o público-alvo do Grupo Eles por Eles e do Grupo Pela Vida. O tema foi tratado na manhã desta quarta-feira (03/08), na sede operacional da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), no Jardim Goiás, em Goiânia. O objetivo é firmar uma parceria para o encaminhamento de demandas jurídicas à DPE-GO para o atendimento da comunidade LGBT, portadores de HIV ou hepatites virais, profissionais do sexo, usuários de álcool e outras drogas, travestis e transexuais.

Participaram da reunião o gerente Cível, defensor público Domilson Rabelo da Silva Júnior, e as defensoras públicas Gabriela Marques Rosa Hamdan e Jaziella Ferreira Gomes Bueno Moreira; o presidente do Grupo Eles por Eles, Liorcino Mendes Pereira Filho; a coordenadora do Grupo Pela Vida, Janete Lopes de Avelar; e o orientador em Direitos Humanos do Grupo Eles por Eles, Artur Oliveira Mota.

O Grupo Eles por Eles e o Grupo Pela Vida são instituições não governamentais, sem fins lucrativos, com atuação em Goiânia. O Grupo Eles por Eles trabalha na defesa dos direitos da Comunidade LGBT em Goiás e o Grupo Pela Vida atende aos portadores de HIV/Aids. “Essa parceria é importante porque ela vai trazer garantias de direitos e também melhorar a qualidade de vida dessas pessoas altamente vulneráveis à discriminação, preconceito e violência”, explicou Liorcino Mendes. O atendimento poderá ser prestado na sede operacional da DPE-GO ou na unidade de Atendimento Inicial da Defensoria, que funciona no Centro de Referência da Igualdade (CREI), em Goiânia.

Propostas
Ao final da reunião foram definidas formas de atuação da Defensoria Pública junto aos grupos Eles por Eles e Pela Vida. A DPE-GO se dispôs a participar de um curso sobre Direitos Humanos, coordenado pelos dois grupos, que será realizado em Goiânia, de 19 a 23 de setembro. “Nosso objetivo é otimizar o atendimento e fazer o encaminhamento de forma célere com dias e horários específicos para os portadores de HIV e a comunidade GBLT. Nós podemos participar das reuniões quinzenais realizadas pelo Grupo Pela Vida. A Defensoria Pública tem interesse em participar também do curso sobre Direitos Humanos, dependendo apenas do recebimento da grade com os temas e horários”, destaca Domilson Rabelo. Fonte: DPE-GO