Conselho Seccional vai se posicionar no dia 9 sobre paridade de gênero e cotas raciais nas eleições do sistema OAB

O Conselho Seccional da OAB-GO vai se posicionar sobre as propostas de mudanças nas regras eleitorais do Sistema OAB em sessão extraordinária que acontece na próxima quarta-feira (9). O anúncio e convocatória foram realizados pelo presidente Lúcio Flávio de Paiva, durante abertura da sessão ordinária do conselho, realizada ontem (2).

O Pleno do CFOAB vota no próximo dia 14 de dezembro a implementação da paridade de gênero (50%) para as eleições de sua diretoria, das seccionais e caixas de assistência; às cotas raciais de 15% nos órgãos e nas chapas que disputarem os cargos de direção da entidade; limitação nos gastos de campanha; votação a distância; eleições diretas.

Em sessão realizada na última terça-feira (1), o Colégio de Presidentes de Seccionais, em reunião híbrida (presencial e virtual), aprovou a paridade e cota racial. A decisão, porém, é consultiva e representa o que deve ser o posicionamento pelo Pleno do CFOAB, que é ó órgão responsável por deliberar sobre o tema e que conta com 81 conselheiros, três de cada estado.

A decisão do Conselho Seccional da OAB-GO, a ser conhecida na próxima quarta-feira, não vincula os conselheiros federais por Goiás, “mas dá amplitude de voz à advocacia de Goiás e prestigia o conselho seccional, considerado o trabalho que faz pelos advogados e advogadas do Estado”, lembra a conselheira Ariana Garcia. Fonte: OAB-GO