Taxas de franquia: por que você as paga e quanto custam?

Na coluna destes sábado (23), a advogada Mara Pessoni, especialista em Comércio Exterior, vai explica tudo sobre sobre as taxas de franquia cobradas nos Estados Unidos. Ela é advogada no Witer DeSiqueira & Pessoni na International Law Corporation.

Confira a íntegra do texto:

Mara Pessoni

Existem muitos mitos sobre franquias. Muitos deles giram em torno do dinheiro. Eu ouço muito essas duas declarações: “As empresas de franquia obtêm a maior parte de seus lucros com as taxas de franquia” e “Se não fosse por essas taxas de franquia, eu provavelmente consideraria comprar um negócio de franquia.”

Neste artigo, vou ensinar tudo sobre taxas de franqueado, incluindo por que você as paga e como os franqueadores ganham dinheiro.

O que são taxas de franquia?

Eles são o custo de entrada. O pagamento da taxa inicial de franquia abre a porta para os sistemas de negócios proprietários dos franqueadores e muito mais. Você obtém a configuração completa. A taxa de franquia é literalmente uma licença para possuir e operar um negócio de franquia. É por isso que você deve pagá-lo.

Custos de Taxa de Franquia

As taxas de franquia de hoje variam de $ 20.000 a $ 50.000, a menos que você esteja pensando em comprar uma Master Franchise. (As franquias master envolvem a compra de uma grande área geográfica e a venda de franquias nessa área), lembre-se, estamos falando de franquias nos EUA, portanto, estes valores são em dólares. A taxa de franquia para uma Master Franchise pode chegar a US$ 100.000 ou mais.

Importante: Não confunda a taxa de franquia com o custo total inicial da oportunidade de negócio da franquia. A franquia que você está interessado em comprar não custa $ 40.000. Custa $ 175.000 quando você inclui tudo o que precisa para abrir o negócio. Sempre olhe para o investimento inicial total quando estiver procurando uma franquia para comprar.

As “Outras” Taxas de Franquia

Existem outras taxas associadas à propriedade e operação de um negócio de franquia. Estes incluem taxas de marketing e royalties.

Quando você possui uma franquia, uma das coisas que você espera capitalizar é a marca. Os franqueadores gastam milhares de dólares todos os anos para anunciar sua marca. Como franqueado, você também será solicitado a fazer sua parte por meio de uma taxa mensal de marketing.

As taxas de marketing de franquia geralmente são baseadas em sua receita mensal. Por exemplo, se sua receita mensal média for de US$ 25.000 e o franqueador cobrar uma taxa de marketing de 2%, você terá que pagar US$ 500 ao franqueador. (São US$ 6.000 por ano.) Isso é muito dinheiro.

Mas só é muito dinheiro se o marketing dos franqueadores não estiver fazendo o trabalho. Em outras palavras, se você está pagando US$ 6.000 e não sente ou não consegue medir o retorno do seu investimento, isso é um problema. Ainda bem que existe uma maneira fácil de descobrir se as taxas de marketing valem o investimento. Tudo que você tem a fazer é perguntar aos franqueados!

Em outras palavras, quando você estiver fazendo sua pesquisa, certifique-se de perguntar aos franqueados com quem você fala quão bom é o marketing – e se eles sentem que seu investimento mensal é vantajoso para seus negócios.

Royalties

Há outra taxa que você pagará como franqueado. É uma realeza. Os royalties da franquia geralmente são cobrados pelo franqueador mensalmente. Assim como as taxas de marketing, essas taxas são baseadas em uma porcentagem de sua receita. Mas há uma grande diferença; as porcentagens são maiores.

Os royalties da franquia variam de 4% de sua receita até 12% ou mais. O valor tem a ver com o tipo de negócio da franquia.

Por exemplo, uma franquia de alimentos é um negócio de alto volume. Muitos itens individuais são comprados por um grande volume de clientes.

Não é inédito para um negócio de franquia de alimentos exceder US $ 1 milhão em receita anualmente. Por causa do volume, os royalties da franquia geralmente estão na extremidade inferior da escala de royalties, em termos percentuais.

Especificamente, se você possui uma franquia de alimentos que fatura US$ 1,5 milhão anualmente e seu franqueador cobra royalties de 5%, você paga US$ 75.000 em royalties ao franqueador todos os anos.

Por outro lado, se você possui uma franquia de consultoria de negócios, a porcentagem de royalties pode ser de 10%, o que parece alto. Mas você provavelmente não está faturando US$ 1,5 milhão como faria se fosse dono de uma franquia de alimentos. Você provavelmente está ganhando US$ 300.000. E os franqueadores não precisam investir tanto em uma franquia de consultoria quanto em uma franquia de alimentos.

Os royalties mensais são onde os lucros são para os franqueadores – não a taxa inicial de franquia, que é um pagamento único.

Como mostrado acima, as taxas de franquia são uma parte necessária do franchising. Ambas as partes se beneficiam de taxas de franquia, taxas de marketing e royalties se o franqueador oferecer um bom sistema de negócios e o franqueado o seguir.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração