Qual hábito brasileiro é mais difícil de manter nos EUA?

São muitos os hábitos brasileiros difíceis de manter na cultura americana. Como cidadão americano há quase 30 anos, eu vou tentar mencionar somente alguns mais gritantes e que os brasileiros precisam saber antes de chegar aqui pra não passar vergonha ou até mesmo terminar o dia na cadeia ou deportado.

– Quando falar com um policial ou oficial de imigração no aeroporto, não minta ou faça piadas, se for no aeroporto você pode acabar deportado antes de entrar no país, se for com um policial você pode tomar uma multa ou acabar preso e sempre o trate por “Sir”.

– Nunca encoste um dedo em ninguém numa discussão, pode bater boca e gritar, mas se puser a mão ou um dedo que seja isso é considerado agressão e dá direito ao outro de revidar com a força que ele achar necessário pra se defender.

– Tomar cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica na praia ou em lugares públicos, se não suco, água ou refrigerante você vai preso. Aliás, bebida alcóolica só pode ser transportada no carro, no porta-malas e embaladas. Mesmo que você não tenha bebido, se for pego dirigindo com bebidas dentro do veículo, será preso e processado por “DUI” – Driving Under the Influence, ou seja, dirigindo sob influência de álcool.

– Ninguém pode beber dentro do carro (mesmo que o motorista não esteja bebendo ou alcoolizado) nem pode ter latinhas ou garrafas de cervejas abertas vazias, pela metade ou mesmo fechadas no espaço interno do veículo, bebida alcóolica tem que estar num compartimento à parte, tipo porta malas, sem acesso pros passageiros… caso contrário todos os ocupantes vão presos por intoxicação presumida.

– Obedecer ao sinal de PARE nos cruzamentos. Geralmente só diminuímos a velocidade e aceleramos em seguida de dar uma olhada rápida no outro sentido… aqui isso da multa e sermão por parte do policial.

– Não entender que STOP 4 Ways significa que todos têm que parar no cruzamento, independentemente de onde você vem, e se tiver mais gente parada você além de parar tem que obedecer a ordem de chegada no cruzamento pra poder acelerar de novo.

– Obedecer às regras sociais que não estamos acostumados, tipo: fazer reserva antecipada em restaurantes, teatros e cinemas.

– Não chegar atrasado em reuniões sociais tipo almoço ou jantar

– Saber que quando receber um convite pra jantar ou almoçar e no convite tiver dois horários é porque tem hora pra começar e hora pra você ir embora, e você tem que respeitar e cumprir estes horários, mesmo que o papo esteja bom, se o horário do término do jantar é as 21hs, por exemplo, saia, não espere o dono da casa te colocar pra fora, porque ele irá fazer isso, educadamente.

– Se convidar alguém pra almoçar ou jantar, os convidados esperam que no horário de chegada especificada no convite a comida já esteja pronta pra ser servida naquele horário. Atrasos são considerados grosseria.

– Aniversário de crianças, são para crianças. Também com hora marcada de começo e de fim de festa. Os adultos só vão, pra levar e buscar as crianças e não ficam para a festa.

– Encostar na parede e colocar um dos pés apoiados na parede. Isso é imperdoável. Não se coloca pé na parede, se você fizer isso, todos saberão que você é brasileiro.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.