Como obter a Cidadania Americana em apenas 3 anos?

O caminho mais rápido para a cidadania americana é por meio de um casamento com cidadão americano. Um residente permanente casado com um cidadão dos EUA por três anos geralmente pode ser elegível para naturalização, desde que atenda aos outros requisitos.

O primeiro requisito de Cidadania dos EUA para Residente Permanente, ou seja, portador de Green Card é estar casado há 3 anos com um cidadão americano.

Como residente permanente casado com um cidadão americano, o solicitante pode se qualificar para a naturalização após apenas três anos. Este é um benefício significativo (uma vez que normalmente requer cinco anos como residente permanente antes de solicitar a cidadania).

Um requerente de naturalização após três anos de casamento com um cidadão dos EUA deve atender aos seguintes requisitos de cidadania:

  • – Ter 18 anos de idade ou mais

Não se admite pedidos de cidadania para menores de 18 anos.

  • – Ser residente permanente (titular do Green card) por pelo menos 3 anos

O solicitante deve ter seu status de residente permanente por pelo menos 3 anos antes de preencher o Formulário N-400, Pedido de Naturalização . Seu tempo como residente permanente começa no dia em que o solicitante recebeu o status de residente permanente. Esta data pode ser encontrada em seu Green card ao lado de “Residente desde”.

No entanto, as regras permitem que o solicitante envie seu formulário N-400 até 90 dias antes do aniversário de 3 anos da data de admissão. Assim, uma pessoa residente permanente desde 01/01/2019 cumpriria esse requisito em 03/10/2021. Isso é 90 dias antes de atingirem a marca de 3 anos.

  • – Cônjuge cidadão americano 

Além de morar com seu cônjuge cidadão americano por pelo menos 3 anos antes de apresentar o N-400, Pedido de Naturalização, seu cônjuge também deve ter sido cidadão americano durante todo o período de 3 anos. O solicitante deve continuar casado pelo restante do processo – até a cerimônia final do Juramento de Fidelidade. Em caso de divórcio, ou até mesmo da morte de seu cônjuge, o solicitante não se qualificaria mais para esta categoria de elegibilidade e teria que se inscrever como residente permanente de 5 anos.

  • – Morado no estado ou jurisdição do USCIS por pelo menos 3 meses antes de apresentar o pedido

O solicitante deve ter morado no estado (ou distrito do USCIS com jurisdição sobre o local de residência do requerente) por pelo menos 3 meses antes da data de depósito N-400, Pedido de Naturalização .

Portanto, se você se mudou recentemente para um novo estado, deve esperar 3 meses antes de preencher o Formulário N-400.

  • – Residência contínua nos EUA por 3 anos

 Residência contínua significa que o solicitante manteve residência nos Estados Unidos por um período de tempo especificado. O requisito de residência contínua ajuda a demonstrar que o solicitante começou a se integrar à comunidade americana e pretende permanecer nos EUA Portanto, deve ter residência contínua nos Estados Unidos como residente permanente legal por pelo menos 3 anos imediatamente anteriores à data de depósito N-400, Pedido de Naturalização .

É evidente que o solicitante pode fazer viagens ao exterior, mas deve manter vínculos com os EUA Por exemplo, durante sua viagem ao exterior, deve continuar a declarar impostos, mantém uma residência e pretende retornar aos EUA com menos de 6 meses. O USCIS presumirá que qualquer ausência de 6 meses ou mais interrompeu seu requisito de residência contínua.

O solicitante também deve residir continuamente nos Estados Unidos a partir da data de apresentação do pedido até o momento em que a naturalização for finalizada. Novamente, pode fazer uma viagem ao exterior durante o processo de naturalização, mas não pode mudar sua residência para outro país.

Se o solicitante estiver envolvido em certos tipos de emprego no exterior – como trabalhar para o governo dos EUA ou para as Forças Armadas dos EUA – poderá ser elegível para uma exceção ao requisito de residência contínua.

  • – Presença física por 18 meses

Presença física refere-se ao número de dias que o solicitante deve estar fisicamente presente nos Estados Unidos durante o período legal e até a data do pedido de naturalização. O USCIS quer saber se realmente deseja se tornar um cidadão. Assim como a residência contínua, o requisito de presença física ajuda a demonstrar que o solicitante começou a se integrar à comunidade americana e pretende permanecer nos EUA. Portanto, deve estar fisicamente presente nos Estados Unidos por pelo menos 18 meses dos 3 anos imediatamente anteriores a data de depósito N-400, Pedido de Naturalização .

A presença física é um requisito cumulativo. Portanto, o solicitante deve combinar o número de dias de todas as suas viagens para fora dos EUA.

  • – Falar inglês

Geralmente, o solicitante deve ser capaz de ler, escrever e falar inglês e ter conhecimento e compreensão da história e do governo dos EUA (também conhecido como civismo). Mas não precisa temer. O solicitante só precisa de um nível básico de inglês. Também é muito fácil estudar para o teste de educação cívica. 

O USCIS também oferece acomodações para pessoas com deficiência. Saiba mais na página de exceções e acomodações do USCIS .

  • – Seja uma pessoa de bom caráter moral 

Todos cometem erros; não se espera que o solicitante seja perfeito. Os Estados Unidos querem que os novos cidadãos sejam de bom caráter moral, apegados aos princípios da Constituição dos Estados Unidos e bem dispostos à boa ordem e felicidade dos Estados Unidos durante todos os períodos relevantes sob a lei. Exemplos de coisas que podem demonstrar falta de bom caráter moral incluem, mas não se limitam a:

  • Qualquer crime contra uma pessoa com intenção de prejudicar
  • Qualquer crime contra a propriedade ou o Governo que envolva “fraude” ou má intenção
  • Dois ou mais crimes para os quais a pena total foi de 5 anos ou mais
  • Violar qualquer lei de substâncias controladas dos Estados Unidos, de qualquer estado ou de qualquer país estrangeiro
  • Embriaguez habitual
  • Jogo ilegal
  • Prostituição
  • Poligamia (casamento com mais de uma pessoa ao mesmo tempo)
  • Mentir para obter benefícios de imigração
  • Deixar de pagar pensão alimentícia ou pensão alimentícia ordenada pelo tribunal
  • Confinamento em prisão, prisão ou instituição similar para a qual o confinamento total foi de 180 dias ou mais durante os últimos 5 anos
  • Não completar qualquer liberdade condicional, liberdade condicional ou sentença suspensa antes de solicitar a naturalização
  • Atos terroristas
  • Perseguição de qualquer pessoa por causa de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou grupo social

Estes são os requisitos básicos para uma cidadania em apenas 3 anos. Vale ressaltar que casamentos fakes são crimes e geram banimento do solicitante e punição ao cônjuge cidadão.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração