Quase 120 mamães receberam aproximadamente R$ 120 mil referentes ao benefício de Auxílio Maternidade, na tarde desta, quarta-feira (04). No evento, que aconteceu no espaço Meu Escritório, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Rodolfo Otávio Mota, lembrou que o protagonismo é e sempre será das mulheres e disse que é meta criar, no TRT, espaço para as advogadas mães trabalharem com mais comodidade.
“O projeto é para que possamos ter, no TRT, uma brinquedoteca e um espaço da Caixa de Assistência para que as mães possam deixar os seus filhos enquanto forem fazer audiência, despachar os seus processos, enfim, um local seguro e confortável, e que permita que as mães advogadas continuem em atividade”, disse.
Cada mamãe recebeu um cheque no valor de R$ 992,00, além de um kit maternidade com produtos para o recém-nascido. A entrega contou com apoio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO) e contou com palestra com a advogada Rayff Machado, que abordou o tema “Gerenciamento de tempo para a mulher mãe e advogada”, um dos principais problemas enfrentados pelas advogadas mães.
A advogada Yara Alves Machado, mãe dos gêmeos Samuel e Gabriel, se surpreendeu com o auxílio. “Para mim foi uma grata surpresa. Sou inscrita na Ordem há dois anos e não sabia que tinha direito ao benefício. Eu vi um post no instagram falando de uma entrega do auxílio que dava direito de toda advogada que foi mãe recentemente. Aí eu fui me informar, foi uma grata surpresa”.
A advogada Scarlet Horrana Silva, mãe da Alice, aprovou o evento. “Foi melhor do que eu esperava. A palestrante é ótima. E realmente falou uma das coisas importantes nessa fase. O auxílio veio em um momento muito bom, porque o bebê, os gastos com o bebê, ultrapassam um pouco o limite do nosso orçamento. É um auxílio muito bem vindo e a Casag está de parabéns”.
A advogada Laís Neves de Sá, recebeu o benefício e diz considerá-lo um reconhecimento. “Acho que o auxílio é bastante importante, essa valorização da mãe. Vejo como uma valorização, um incentivo”.
Palestra
Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ariana Garcia, em palestra, defendeu que o benefício vem agora adequar ao plano de valorização da mulher advogada que faz a previsão desse auxílio. “Vejo como uma iniciativa muito bonita da parte da Casag, da OAB, de entender essa situação, esse momento, que é muito único e muito significativo também pra mulher, trazendo esse valor que, embora simbólico, é um reconhecimento de um direito que essa advogada tem”.
A Conselheira Seccional, Valentina Jungmann, lembrou que “é muito importante valorizar a mulher advogada e principalmente adotar ações que minimizam as dificuldades que ela enfrenta no dia a dia profissional”.
Benefício
Concedido em parcela única, paga por meio de depósito bancário ou entregue em mãos durante a solenidade de repasse, o Auxílio-Maternidade integra o rol de benefícios oferecidos pela Casag aos inscritos na Ordem e possibilita à entidade cumprir seu papel social. As futuras mamães que desejam receber o auxílio devem fazer o requerimento pessoalmente na sede da Caixa de Assistência. O pedido deve ser realizado com até 12 meses após o parto.
Além das mamães e seus bebês, o evento contou com a presença da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ariana Garcia, da Vice-presidente da Comissão Especial de Valorização da Mulher, Thais Moraes, das Conselheiras Seccionais, Daniella Kafuri, Valentina Jungmann e Ana Carolina Ribeiro, além do presidente da Caixa de Assistência, Rodolfo Otávio Mota.