Casag com ampla programação no Mês da Mulher. Eventos começam em Anápolis

Anva Lúcia Boaventura
Anva Lúcia Boaventura é secretária-geral

A Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), com o apoio da OAB-GO, por meio da Comissão da Mulher Advogada, da Escola Superior de Advocacia (ESA), CEL e as respectivas subseções, está organizando uma programação especial para comemorar o Ano da Mulher da Advogada. Serão diversas ações que irão garantir a efetiva participação das profissionais na Ordem e a proteção de suas prerrogativas. Os eventos, que incluem serviços da Casag e palestras, serão realizados não só na capital mas também no interior, como parte do compromisso de atender também o inscrito que está fora de Goiânia, e começam por Anápolis.

Na próxima terça-feira, 1º, na sede da subseção anapolina, a partir das 9 horas, haverá sorteio de brindes, Espaço de Beleza (com maquiagem, esmaltação etc). A partir das 17 horas, haverá palestra com a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Manoela Gonçalves Silva, sobre Empoderamento como Direito Fundamental das Mulheres, e com a advogada e coaching jurídico Ísis Passos Fontenele, sobre a Advogada Empreendedora e a Era do Business Jurídico. Confira a programação no site http://www.mesdamulhercasag.com.br/

A programação do Mês da Mulher irá contemplar Goiânia e as subseções de Anápolis, Ceres, Itumbiara, Jataí e Luziânia.  Em Inhumas, Uruaçu, Formosa,  Rio Verde e Trindade a Casag irá apoiar os eventos realizados pelas subseções. Mas em todos estes a Caixa de Assistência estará presente com venda de óculos, plano de saúde, odontológico, telefonia e souvenir. A programação segue com diferentes atividades até o dia 31 de março, quando será realizada palestra da ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, que integrou movimento que denunciava irregularidades nos Tribunais e em relação ao crescimento patrimonial dos juízes. A palestra será no auditório da OAB-GO, em Goiânia.

Interiorização
A programação do Mês da Mulher faz parte do plano de interiorização da Casag, a ser implementado até o final desta gestão, em 2018. Esta regionalização  inclui levar todos os serviços da Caixa de Assistência, como a Ótica do Advogado, a Livraria, a OABVox (plano telefônico), entre outros,  para os advogados que estão no interior. “Há uma reclamação de que a Casag está distante de quem não está na capital e não chega ao interior”, diz a secretária-geral Ana Lúcia Amorim Boaventura. “Nós levaremos a Casag para as regiões de Goiás e faremos com que os benefícios que antes só chegavam ao advogado goianiense cheguem a todos os inscritos goianos”.

Auxílio-Maternidade
A Caixa de Assistência em Goiás já realiza programas voltados ao sexo feminino, como a devolução da anuidade às mulheres advogadas no ano em que tiverem filhos (Auxílio-Maternidade), iniciativa que só agora está sendo estudada por outras seccionais, como do Espírito Santo e outras do Norte do País, por exemplo. O programa atendeu, só no ano passado, 269 processos que, juntos, receberam mais de R$ 266 mil.