O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, conduziu, nesta sexta-feira (13), uma reunião com todos os candidatos à Prefeitura de Goiânia para a assinatura da Carta “Eu me comprometo com a Primeira Infância”. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Leandro Crispim, também participou do evento.
Compareceram ao evento os sete candidatos a prefeito de Goiânia, tendo todos formalizado o compromisso com a primeira infância: Adriana Accorsi; Fred Rodrigues; Matheus Ribeiro; Reinaldo Assis Pantaleão (Professor Pantaleão); Rogério Cruz; Sandro Mabel e Vanderlan Cardoso.
A medida é uma iniciativa do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, que busca a efetivação de políticas públicas específicas para crianças de zero a seis anos de idade, como forma de garantir condições de vida adequadas para essa faixa etária, considerada a mais importante do desenvolvimento humano. A Carta é composta por 27 itens, que visam garantir os direitos à primeira infância.
O chefe do Poder Judiciário goiano destacou a importância da presença e do compromisso de todos os candidatos ao cargo de prefeito de Goiânia. “Ao assinarem este documento, a senhora candidata e os senhores candidatos estão se comprometendo com a defesa dos direitos da criança em nossa capital. Além disso, estão elevando a um novo patamar a defesa desses direitos. Hoje, nós saímos daqui satisfeitos e com a certeza de que quem for eleito ou eleita cumprirá as metas estabelecidas pelo Pacto pela Primeira Infância”, frisou.
Outros municípios
Além de Goiânia, assinaram a carta ao longo desta semana candidatas e candidatos de mais nove municípios: Itaberaí, Goianira, Santo Antônio de Goiás, Brazabrantes, São Miguel do Araguaia, Mundo Novo, Bonópolis, Trindade e Luziânia.
Candidatas e candidatos de outros 19 municípios já haviam formalizado o compromisso entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro. Com isso, já são 29 os municípios do Estado em que houve a adesão de candidatos ao comprometimento com as políticas para a primeira infância.
Comitê
O Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância é coordenado atualmente pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). Além do MPGO, integram o comitê o TJGO, a Defensoria Pública do Estado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Ministério Público de Contas junto ao TCM, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), dentre outras instituições goianas. (Com informações do TJGO e do MPGO)