Candidato que não conseguiu enviar documentos por falha em sistema poderá continuar no concurso dos Bombeiros

Publicidade

Um candidato do concurso do Corpo de Bombeiros de Goiás conseguiu na Justiça liminar que garante a ele o direito de enviar documentos da etapa de Avaliação de Vida Pregressa e Investigação Social fora do prazo. Isso porque ele não conseguiu finalizar o procedimento da referida fase devido à inconsistência no site da banca examinadora. A medida foi concedida pelo juiz Átila Naves Amaral, substituto em 2º Grau no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Segundo informou o advogado Daniel Alves da Silva Assunção, do escritório Daniel Assunção Advogados, o candidato, que concorre ao cargo de soldado combatente, obteve oportuno desempenho em todas as fases do certame. Assim, foi convocado para a Avaliação da Vida Pregressa e Investigação Social. Disse que ele providenciou todos os documentos solicitados com antecedência. Contudo, ao anexá-los no site da banca examinadora, não conseguiu finalizar a entrega.

Inconsistência do sistema

No pedido, o advogado salientou que a entrega dos documentos deveria ser feita exclusivamente por meio de link disponibilizado pela banca examinadora. Porém, após o candidato anexar os documentos, o sistema expirou, situação que impossibilitou a conclusão da etapa. Em contato com a banca, não obteve resposta.

Salientou que, claramente, o que impossibilitou a juntada dos documentos foi a inconsistência verificada no próprio sistema da banca que não permitiu a finalização da juntada dos da etapa. Disse, ainda, que o candidato não pode ser penalizado por algo que estava fora de seu alcance solucionar.

Ao analisar o pedido, o magistrado observou que estão presentes ao caso os requisitos para a concessão da medida. Tendo em vista que o candidato providenciou todos os documentos referente à avaliação e só não finalizou o processo por erro do próprio sistema da banca, conforme comprovam os que “prints” colacionados aos autos.

Salientou que, não obstante o princípio da separação dos poderes, a excepcionalidade se amolda ao caso, vez que o impetrante poderá ser eliminado do concurso pela não juntada de documentos naquela etapa. Completou que a medida é possível apenas para oportunizar ao candidato, a inclusão dos citados documentos no sistema operacional da banca, ora impetrada.