domingo, 20 de janeiro de 2019 62 9 9904-5026
Artigos Jurídicos

Artigos Jurídicos

Nova OAB: Bravo ! Bravíssimo !

*Pedro Paulo de Medeiros 

Ao final do último 30 de novembro, dia de eleições na OABGO, não tive condições de descrever minha alegria e a surpresa pelo resultado do projeto desenhado, ao longo do ano, por lideranças de vários grupos que, contrários à atual gestão da Seccional, se encontraram, discutiram, dirimiram diferenças e, juntos, delinearam o que entendiam ser um programa administrativo que atenderia, efetivamente, os anseios da advocacia goiana. Tive a honra de ser escolhido para liderar esse grupo, que se apresentou para as eleições sob o número 5, Nova OAB e que, após atingir perto de 40% do total de votos válidos, quase empatar com a atual gestão nos votos em Goiânia, além de ver os candidatos a Presidentes pela Nova OAB ganharem nas maiores subseções do Estado de Goiás,  firmou-se como uma oposição consolidada, unida, atuante e amparada em bases muito claras.

Convenhamos, é uma vitória bastante eloquente, se levarmos em conta que combatemos contra a máquina institucional, a situação, e que, no primeiro semestre de 2018, pesquisa interna revelava que meu nome, até então ainda pouco explorado na política classista, alcançava 3% das intenções de voto em todo o Estado. Saltar desse patamar para alcançar o apoio e a confiança de quase metade da advocacia goiana, num intervalo de menos de um ano, foi algo absolutamente extraordinário.

Quando começamos nosso projeto, nele ingressaram aqueles que queriam fazer algo realmente novo pela advocacia de Goiás, independente de como e quando.

Vários sequer tinham ideia do que seria uma eleição; com inerentes renúncias pessoais, doações, submissão a críticas, vaidades, egoísmos etc, mas também lindas e perenes amizades formadas, relacionamentos profissionais estabelecidos, amadurecimento pessoal-político-humano-profissional, sentimentos de humildade, altruísmo e dependência despertados e, em alguns casos, avivados em todos.

Essas pessoas iniciaram a Nova OAB e mostraram para todo o Estado de Goiás que há, sim, necessidade de se respeitarem as vontades e anseios da advocacia de nosso Estado, que não podem ser desconsideradas nem tuteladas.
A expressiva votação em favor da Nova OAB demonstrou que a advocacia quer, sim, se ver representada de forma plural, pelos vários segmentos que a integram – mulheres, homens, capital, interior, jovens, adultos, seniors, público, privado, publicista, estatista, dentre tantos outros.

O recado foi dado! Dos 40.000 advogados ativos em Goiás, com 26.000 aptos a votar, apenas 10.100 optaram por continuar com a gestão atual; 7.250 confiaram seus destinos à Nova OAB.

A todos esses colegas que nos brindaram com seu voto de confiança, faço aqui o compromisso público de manter nosso projeto, manter nosso grupo unido, discutindo a advocacia, os acertos e erros da gestão que se encerra agora e da que se iniciará em janeiro de 2019.

Vamos também decantar nossos erros e acertos da campanha de 2018, pois agora já temos um grupo formado, uma seleção de maravilhosos integrantes; combativos, propositivos, agora com experiências que nos possibilitarão, nos próximos anos, amadurecer e moldar nossos projetos, e aperfeiçoá-los.

Não tenham dúvidas: seguiremos atentos à condução da OABGO pela atual gestão e acompanharemos sua administração de forma construtivamente crítica, promovendo um debate de alto nível, como merece nossa instituição.

E também – sim, mais do que nunca temos certeza (!) – nos prepararemos para as eleições de 2021. A Nova OAB já começa gigante! Estaremos juntos, sempre, nesses próximos anos; profissionalmente, pessoalmente, politicamente, em todos os lugares de discussão da vida, da advocacia, da sociedade.

Agradeço aqui o carinho com que fomos sempre tratados nas visitas que fizemos, a confiança que recebemos de todos os nossos eleitores e peço perdão pelos certamente vários erros que eu, Pedro Paulo, cometi, nesta que foi seguramente uma experiência absolutamente nova em minha vida: a de liderar um projeto de tão grande envergadura. Muito obrigado por terem acreditado nos ideais da Nova OAB.

ealdade e gratidão não saem do meu dicionário. Serei eternamente grato àqueles que construíram a Nova OAB, seja integrando a chapa, seja dando a ela o imprescindível suporte para sua existência e sucesso. Sigamos. Muito ainda há para se fazer e faremos. Hoje e pelos próximos três anos o lema será: Por uma Nova OAB !

*Pedro Paulo de Medeiros – advogado e membro da Nova OAB

 

Comentários



Receba nosso informativo

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do portal Rota Jurídica