AGU garante nomeação de 71 candidatos aprovados em concurso para o órgão

A advogada-geral da União, Grace Mendonça, obteve junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) a autorização para nomear 71 novos membros das carreiras jurídicas da instituição. A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (23) com o ministro Dyogo Oliveira.

Das vagas, 31 serão distribuídas para os cargos de advogado da União e as outras 40 para a de procurador da Fazenda Nacional, todas remanescentes dos certames realizados em 2015.

“É o reconhecimento pelo esforço que a AGU desempenha para garantir a segurança jurídica das políticas públicas tão importantes que vem sendo implementadas ao longo dos últimos meses. Um reforço mais que bem-vindo e que trará um rápido retorno ao Estado, seja na recuperação de ativos, no contencioso ou mesmo na área consultiva”, afirma a ministra.

Nesta terça-feira (23), a chefe da AGU dá início ao processo de remoção interna, procedimento que antecede a nomeação dos novos membros.

Concursos

O concurso para procurador da Fazenda Nacional foi aberto em julho de 2015, com 306 candidatos aprovados. Até julho deste ano, 292 já haviam sido nomeados.

Já o certame para o cargo de advogado da União teve 261 aprovados. Destes, 197, haviam tomado posse em janeiro deste ano.