AGAIA: TJGO apresenta ferramenta de IA para geração automatizada de relatórios judiciais e administrativos 

Publicidade
Apresentação do AGAIA durante o 12º Enastic, em Salvador.

Durante a programação do segundo dia do 12º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), realizado em Salvador (BA), o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Gustavo Assis Garcia, apresentou o sistema AGAIA — Assistente Para Geração Automática Com Inteligência Artificial. O magistrado foi acompanhado pelo Diretor de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Estatística, Antônio Pires.

A ferramenta desenvolvida pelo TJGO promove a geração automatizada de relatórios judiciais e administrativos, por meio da integração com os sistemas Projudi e Proad, e da utilização de prompts estruturados pelos próprios usuários.

O sistema AGAIA tem funcionalidades como a criação de comandos personalizados (prompts), o compartilhamento entre unidades, os limites de tokens processados pelo modelo GeminiPro (IA utilizada pelo AGAIA), bem como a impossibilidade de uso da ferramenta em processos que tramitam sob segredo de justiça, em conformidade com as normas legais vigentes.

“A apresentação do AGAIA foi uma oportunidade valiosa para demonstrarmos, na prática, como o uso responsável da inteligência artificial pode contribuir significativamente com magistrados e servidores na elaboração de relatórios e análises, promovendo mais agilidade, precisão e qualidade na rotina do Judiciário.”, afirmou o juiz auxiliar Gustavo Assis Garcia.

Para o Secretário Gustavo Maciel, “O Enastic é um espaço estratégico para a troca de experiências e o fortalecimento de iniciativas que integram tecnologia, inteligência artificial e gestão pública. Esses encontros ampliam nossa visão e impulsionam a evolução digital no ecossistema de Justiça.”

O Enastic é promovido pelo programa J.Ex e, nesta edição, conta com a parceria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), com o objetivo de fomentar a inovação no ecossistema judicial brasileiro, alinhando-se aos desafios contemporâneos da transformação digital no setor público.