O que é o Visto J-1 (visto de intercâmbio)?

No ano passado, ordens de varredura proibiram muitos portadores de vistos de não-imigrantes de entrar nos Estados Unidos. A pandemia COVID-19 deu a muitos ex-funcionários do governo Trump a oportunidade de restringir a imigração com base nos temores em torno da disseminação do coronavírus e do desemprego e imigração dos EUA.

ordem executiva estendida – em vigor até 31 de março – consequentemente manteve os portadores do visto J-1 fora do país por quase um ano inteiro.

O que é o visto J-1?

visto J-1 , frequentemente conhecido como “visto de visitante de intercâmbio”, permite que pessoas de todo o mundo obtenham habilidades essenciais nos Estados Unidos, que levam de volta a seus respectivos países de origem.

Isso pode significar aprender habilidades especializadas em tudo, desde hospitalidade até finanças, treinamento em saúde mental ou direito. Os indivíduos treinam nessas habilidades e voltam para casa com conhecimento, visão da cultura americana, recursos e conexões.

Esse retorno para casa é frequentemente aplicado por meio de um recurso do visto J-1 chamado de “home residency requirement”, que exige que indivíduos em diferentes categorias retornem para casa por pelo menos dois anos.

Ao contrário de outras categorias de visto que exigem aprovação do Departamento de Trabalho, o visto J-1 é aprovado pelo Departamento de Estado. Isso permite que os programas sejam organizados por empregadores anfitriões, destacando o que o destinatário do visto pode esperar aprender, por quanto tempo e quem supervisionará o programa. Ao contrário de outras categorias de visto, cônjuges e dependentes podem ser aprovados junto com o pedido do J-1. Isso significa que as extensões são aprovadas por organizações patrocinadoras e não por outras agências governamentais.

O objetivo da categoria de visto J-1 não é aceitar empregos americanos – em vez disso, ele foi projetado para ajudar a treinar e criar uma rede dentro de indústrias globais e unir países com experiências comuns.

Como a proibição do visto J-1, por Trump impactou as empresas americanas?

Quando a administração Trump implementou essas ordens, não levou em consideração o impacto de longa data no mercado nem os benefícios da imigração para a economia.

O visto J-1 permite que os beneficiários entrem em diferentes categorias aprovadas, impactando todos os mercados: estudante, estagiário, bolsista, trainee, professor, pesquisador e trabalho de verão, entre outros. Isso permite um campo diversificado de ideias, inovação e habilidades dentro das indústrias.

Infelizmente, o governo anterior criou um clima em que esses destinatários de visto não são bem-vindos nos EUA.

A proibição de visto de não imigrante restringiu empresas americanas com conexões e empreendimentos internacionais. Muitos não conseguem realocar e treinar seus próprios funcionários. Mesmo que tenham os meios para fazê-lo, eles primeiro devem apresentar uma razão convincente de interesse nacional para isentar seus funcionários da ordem.

Se a administração Biden cumprir as promessas feitas durante sua campanha, os solicitantes do visto J-1 continuarão a ajudar a transformar empresas, fornecendo talento, inovação e diversidade para vários campos. As restrições do COVID-19 continuam mudando e, com a expiração do pedido da administração anterior, podemos começar a ver o processamento do visto ser retomado em um cronograma ajustado.

Isso pode permitir que o visto J-1 recupere força e comece a promover o intercâmbio cultural amigável entre as nações novamente.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.