Novo Portal da Transparência da OAB-GO permitirá o acompanhamento direto dos dados contábeis, financeiros e fiscais

No próximo dia 31 de outubro, a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) lança seu novo Portal da Transparência. Segundo o secretário-geral da instituição, Jacó Coelho, a página foi desenvolvida após um sistemático processo de pesquisa envolvendo profissionais de Tecnologia de Informação, Design e Comunicação, adotando como modelos páginas que já são referência no País, como a do Senado.

Lúcio Flávio
Lúcio Flávio diz que o novo portal é um apelo antigo da advocacia goiana

Segundo Jacó, desde o momento em que assumiu o comando da seccional Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), a nova diretoria tem trabalhado incessantemente para implementar seu novo modelo de gestão. E ao longo deste processo, um lema tem sido exaustivamente defendido, tornando-se quase que um “mantra” por parte daqueles que encabeçam: modernizar a OAB – tirá-la da condição arcaica em que se encontrava e trazê-la definitivamente para a era digital. “Ao chegar aqui, encontramos uma estrutura totalmente obsoleta, deteriorada e que necessitava de manutenção urgente”, recorda o secretário-geral Jacó Coelho.  E um passo fundamental dentro desse processo será dado no próximo mês.

“É grande a expectativa para esta nova versão que será disponibilizada para a advocacia, atendendo a um antigo apelo”, afirma o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva. Ele explica que o novo portal possibilitará o acompanhamento direto das informações contábeis, fiscais, financeiras e patrimoniais da Ordem, além das atas de sessões do Conselho Seccional e colegiados.

Secretário-geral Jacó Coelho
Secretário-geral Jacó Coelho

Lançada em março de 2015 pela gestão anterior, a atual versão carecia de atualização tanto da interface, quanto na disponibilização das informações. “O que temos até então não é um portal, mas apenas um link para uma janela com estas informações. Estávamos utilizando esta página provisoriamente enquanto nossa estrutura de informática permitisse termos um portal de fato”, explica o presidente Lúcio Flávio de Paiva. A nova versão foi totalmente inspirada no Portal da Transparência do Senado Federal, considerado o melhor do País.

Além de layout mais agradável e uma maior facilidade no acesso às informações, apresentadas de forma objetiva já na página inicial do site, o novo Portal da Transparência possibilitará o acompanhamento direto das informações contábeis, fiscais, financeiras e patrimoniais da Ordem, além de as atas de sessões do conselho seccional e colegiados.

Tudo o que é discutido e julgado, desde que não esteja em sigilo, está disponível para os advogados e sociedade. Sempre em conformidade com o que determina o Provimento nº 101/2003, do Conselho Federal da OAB – relativo à prestação de contas da entidade – e, ainda, em consonância com o Processo Administrativo nº 2014/06842, aprovado pelo Conselho Seccional, que também trata do assunto. Com informações da OAB-GO