Audiência pública trata sobre o fortalecimento das empresas juniores em Goiás

Estimular o empreendedorismo e incentivar a ação de jovens empreendedores goianos. Esse é o principal objetivo da audiência pública ‘Como fortalecer as empresas juniores em Goiás’, a ser realizada nesta segunda-feira (30), a partir das 19 horas, no Auditório 3A da Uni Anhanguera (Avenida João Cândido de Oliveira, número 115, Cidade Jardim), em Goiânia.

O evento é promovido pelo Mandato do Deputado Estadual Virmondes Cruvinel Filho (PPS), em parceria com órgãos institucionais como o Sebrae-GO, Acieg Jovem, AJE-Goiás, Fieg Jovem e CDL Jovem, além da Comissão de Direito Empresarial da OAB-Goiás e Empresas Juniores da PUC-GO, UFG, ESUP, Universo e Uni Anhanguera. A participação na Audiência Pública terá certificado de 4 horas.

“Dados divulgados nos últimos dias apontam que os microempreendedores individuais foram responsáveis por 413,5 mil novas empresas, no Brasil, no primeiro trimestre deste ano”, destaca Virmondes, que é presidente, na Assembleia Legislativa de Goiás, da Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa (MPE), e idealizador do Estatuto da Micro e Pequena Empresa e Microempreendedor Individual (MEI), atualmente em vigor no Estado. “Nosso objetivo é apoiar iniciativas empreendedoras desde a juventude, oferecendo esclarecimentos, informações e a viabilização de parcerias”, acrescenta o deputado.

Em alta
Os dados aos quais se refere Virmondes são do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, e foram divulgados na segunda quinzena deste mês de maio. De acordo com os números, desde 2010, o Brasil não abria tantas empresas como no primeiro trimestre de 2016. Conforme as estatísticas, no período, o País contabilizou 516.201 novos negócios, 7,5% a mais do que no primeiro trimestre de 2015, quando foram registrados 480.364 nascimentos de empresas.

A alta, segundo o indicador, é encabeçada pelos registros de microempreendedores individuais, os chamados MEIs, responsáveis por 413.555 novas empresas, ou mais de 80% do total de aberturas. O crescimento é de 14% em relação ao mesmo período de 2015, quando 362.804 novos MEIs surgiram no Brasil.

O programa, implementado por iniciativa do governo federal em 2008 para incentivar a formalização de pequenos empreendedores sem a necessidade de um contador, possibilita que os registrados contribuam com a Previdência, tenham CNPJ e emitam nota fiscal.

“Estamos trabalhando para fortalecer todo o segmento da Micro e Pequena Empresa em Goiás e essa Audiência Pública, em parceria com órgãos e entidades que atuam diretamento no setor, é mais uma iniciativa nesse sentido”, argumenta o deputado Virmondes Cruvinel.