1.353 concursados já foram convocados pela Prefeitura de Goiânia

Quase 74% do concurso público 002/2012 realizado pela Prefeitura de Goiânia está concluído ou em processo de finalização, segundo informações da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Semgep). Com validade até julho deste ano, os outros 26,6% dos aprovados no certame devem ser convocados dentro do prazo, mas, se necessário, o Executivo Municipal garante prorrogação do período de vigência por outros dois anos.

Até agora, 1.353 aprovados foram convocados para tomar posse em 64 cargos. O edital para contratação de servidores efetivos para a administração direta da Capital estabeleceu o total de 1.389 postos e formação de reserva técnica. Frente ao número total de vagas ofertadas, a comparação matemática dos convocados indicaria que apenas 36 cargos do concurso ainda não teriam sido chamados para posse. No entanto, a Prefeitura de Goiânia estendeu a quantidade de postos oferecidos e convocou, até o momento, 609 aprovados em cadastro reserva. Isso significa que, ao final do processo, a prefeitura terá inserido 1.998 funcionários efetivos ao quadro funcional, e não somente os 1.389 previstos no concurso. Aumento de 30,5% frente ao quantitativo de vagas oferecidas à época do edital. Número que pode ser ainda maior, caso algum outro candidato de cadastro reserva seja chamado pelo Município.

O concurso público previa, por exemplo, 62 vagas para o cargo de Técnico em Saúde Geral, mas o Executivo convocou 232 pessoas, 170 acima do inicialmente previsto. A mesma situação ocorreu nas vagas para Clínico Geral. As 176 criadas no certame somaram-se a outras 129 do cadastro reserva. Ao final, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ganhou 305 profissionais dessa área. Os serviços de Saúde, por sinal, tiveram também o reforço no número de enfermeiros. Os 166 convocados eram, a princípio, 71.

Até agora, convocações para 27 cargos já chegaram à reserva técnica. A maioria delas, 74,1%, é da área da Saúde.  Outras, no entanto, foram contempladas. Caso dos cargos de Educador Social, Engenheiro Civil e Assistente social que ganharam, respectivamente, 63, 23 e 12 vagas extras. O engenheiro Felipe Machado Raya, confessa, não esperava ser convocado. Aprovado na reserva técnica para a função de engenheiro de segurança no trabalho, Felipe foi empossado no último dia 09 e já está trabalhando. “Estou bastante satisfeito. Foi o primeiro concurso que fiz. Sou de Goiânia, por isso estou tão feliz em ter sido convocado. Continuar na cidade onde vivo me dá tranquilidade, me permite continuar perto da minha família, dos meus amigos. Estou satisfeito também pela estabilidade, pelo serviço em si na prefeitura. Sei que posso contribuir”, afirma o novo servidor municipal.
 
A exemplo de Felipe, outras pessoas vão compartilhar de semelhante satisfação. Isso porque, segundo a Semgep, 269 aprovados em 18 funções da administração pública estão com processo de convocação em andamento. Ao final desse, apenas 369, de um universo de 1.998 concursados vão continuar aguardando a convocação. Os aprovados vão ocupar 73, dos 137 cargos oferecidos no certame. A maior parte desses, 49,4%, tem previsão de apenas uma vaga para cada cargo. Os outros 50,6% vão dividir os outros 37 postos restantes.

Lotação
Os 1.353 aprovados já convocados foram distribuídos em cinco secretarias municipais. A de Saúde (SMS) recebeu a maior parte dos novos servidores, 1.038. Número que representa 76,7% do quantitativo total. Os outros 23,3% estão divididos entre a Assistência Social (Semas), 173; Gestão de Pessoas, 104; Obras e Serviços Públicos (Semob), 34; Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semdus), 04.