
O Tribunal Regional do Trabalho de Goiás vai lançar uma ferramenta que permitirá a conciliação processual. Trata-se da Nova Conciliação Virtual, que viabilizará o contato direto entre as partes do processo por meio de chat, em que poderão conversar e entrar em acordo nos processos trabalhistas. O projeto de iniciativa do presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, foi apresentado no início da semana pelos diretores e técnicos da Secretaria-Geral Judiciária e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Com a nova funcionalidade, as partes, após entrarem em acordo por meio da ferramenta, deverão preencher um termo de acordo, assinado eletronicamente pelos advogados, o qual será anexado automaticamente ao processo e posteriormente será apreciado pelo juiz, que fará a homologação. As conciliações poderão ser feitas em processos nas fases de conhecimento e de execução, inclusive em grau de recurso. O prazo para conclusão das conversações pelo chat será de 30 dias após a ativação do Fórum de Conciliação Virtual.
Conforme a portaria que institui a ferramenta, que será publicada nos próximos dias, a negociação será feita pelas partes por intermédio dos seus advogados, sem intervenção do juiz, mas podendo haver a participação de um conciliador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.
O link para entrar no chat vai estar disponível na primeira página do Portal do TRT de Goiás e no ambiente de consulta processual. “Nós vamos fazer uma ampla divulgação dessa nova ferramenta, e esperamos que ela esteja funcionando no começo do mês de setembro, porque sabemos da importância da conciliação para solucionar os conflitos trabalhistas”, afirmou o desembargador Aldon.