TJGO conclui implantação da Central Eletrônica de Mandados em todo o Estado de Goiás

Publicidade

A implantação da Central Eletrônica de Mandados (CEM) no Estado de Goiás foi concluída em dezembro passado. Com isso, a inserção a confecção, distribuição, cumprimento e certificação de mandados judiciais estão sendo feitos dentro do próprio PJe, o que torna as ações judiciais em Goiás 100% digitais.

“O desenvolvimento da iniciativa foi de grande complexidade. Nós passamos por 16 etapas no Estado de Goiás. É a aposentadoria do sistema analógico e a entrega para o usuário de uma ferramenta que economiza cliques, praticamente abandona o uso de papel e que gera grande eficiência para o usuário”, destaca o juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino de Freitas, que coordena a ação no TJGO.

Projeto chega à capital

O sistema da CEM foi implantado, pela primeira vez, na comarca de Senador Canedo, em novembro de 2020. A última etapa foi concluída com a implantação, no último mês de dezembro de 2023, na comarca de Goiânia.

“A Central Eletrônica de Mandados representa a modernização do sistema analógico para o digital nos mandados judiciais. É um grande avanço para o Poder Judiciário goiano”, frisa a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Bretas.

O juiz Cláudio Henrique de Araújo Castro, titular da 3ª Vara Cível de Goiânia, que atuou na implantação do projeto nos últimos três anos, aponta a eficiência e melhoria de produtividade como pontos de destaque do sistema.

“No espaço virtual, onde é feita a gerência de mandados judiciais e prazos, temos a oportunidade de entregar para o usuário um sistema com usabilidade mais moderna. Dentro do Projudi, a Central pode ser acessada de qualquer lugar, por meio da internet e de um navegador web”, explica o magistrado.