Promotor goiano assume direção da Escola Nacional do MP e já define divulgação de vídeos sobre Covid-19

O diretor da Escola Superior do Ministério Público de Goiás (Esump), o promotor de Justiça Marcelo André de Azevedo, foi empossado na semana passada como diretor da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp). Também tomaram posse os novos integrantes da diretoria da Enamp, do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (Cdemp) e do Conselho Fiscal do Cdemp.

Como uma das ações da nova diretoria da Enamp, foi deliberada a divulgação de vídeos comentando aspectos jurídicos, notas técnicas, recomendações, acordos celebrados, ações ajuizadas e outras atividades desempenhadas durante a situação de emergência ocasionada pela Covid-19. “Buscarei a interlocução entre as Escolas e Ceafs para promover a capacitação do Ministério Público de forma unificada em âmbito nacional, seja com atividades realizadas em parcerias ou por meio de compartilhamento de cursos, viabilizando, assim, a sistematização da atuação ministerial, bem como a redução dos custos de produção de cada escola”, afirmou Marcelo André.

A divulgação dos vídeos acontecerá nos canais da Enamp e nos portais das Escolas dos MPs parceiros. A Escola Nacional pretende, com esta atividade, compartilhar práticas do Ministério Público, fomentar a unidade de atuação e aperfeiçoar os membros do MP na defesa dos direitos fundamentais e na proteção da sociedade.

Membros da escola

A procuradora de Justiça e diretora da Fundação Escola Superior do MPDFT, Eunice Pereira Amorim Carvalhido, será diretora-adjunta da Enamp para o biênio 2020-2021. No Cdemp assumiram a presidência e vice-presidência (gestão 2020-2021), respectivamente, os promotores de Justiça Marcus Aurélio de Freitas Barros (MPRN) e Rodier Barata Ataíde (MPPA). Como secretária-executiva, assumiu a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPRS, Caroline Vaz, e, como diretor financeiro, o diretor do Ceaf do MPMT, Wagner Cezar Fachone. No Conselho Fiscal, foram empossados Silvio José Menezes Tavares (MP-PE) e Márcio Rosa da Silva (MP-RR) como membros titulares.

Serão coordenadores técnicos da Enamp: o promotor de Justiça do MPPR Eduardo Augusto Salomão Cambi (como coordenador de Ensino); o promotor de Justiça do MPES, Hermes Zaneti Júnior (coordenador de Pesquisa); promotor de Justiça do MPAM, André Virgílio Belota Seffair (coordenador de Extensão); o procurador de Justiça do MPMG, Edson Ribeiro Baeta (coordenador de Gestão e Finanças), e o promotor de Justiça do MP-GO Carlos Vinicius Ribeiro (coordenador de Relações Institucionais).