Procuradores Carla Fleury de Souza e Umberto Machado são eleitos para a Ouvidoria do MP de Goiás

O Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) elegeu, por aclamação, a procuradora de Justiça Carla Fleury de Souza para o cargo de ouvidora do Ministério Público de Goiás (MPGO) no biênio 2025-2027. Na mesma sessão, realizada na segunda-feira (24/2), o procurador Umberto Machado de Oliveira foi escolhido como ouvidor substituto. A posse ocorrerá em sessão solene no dia 27 de março.

Trajetórias profissionais

Carla Fleury de Souza, que foi ouvidora substituta em 2024, sucederá a procuradora Orlandina Brito Pereira. Em seu discurso de agradecimento, destacou o trabalho de excelência da atual gestora e afirmou estar honrada e preparada para assumir a Ouvidoria, baseada em sua experiência de 19 anos em Promotoria de Justiça do interior, especialmente em Inhumas.

Umberto Machado de Oliveira também agradeceu a acolhida do CPJ e ressaltou o compromisso com uma gestão harmônica e eficiente da Ouvidoria.

Histórico dos eleitos

Ambos ingressaram no MPGO em 1992. Carla Fleury atuou nas comarcas de Mozarlândia, Uruana, Itapuranga e Inhumas, chegando a Goiânia em 2011, onde assumiu a 91ª Promotoria. Foi promovida a procuradora em 2022 e atualmente compõe o Órgão Especial do CPJ.

Já Umberto Machado trabalhou como promotor em diversas comarcas antes de assumir a 50ª e, posteriormente, a 61ª Promotoria de Goiânia. Promovido a procurador em 2024, exerceu funções administrativas importantes, como a Chefia de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e a coordenação do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público.

Função da Ouvidoria

Criada pela Lei Estadual nº 16.184/2007, a Ouvidoria do MPGO tem o objetivo de aprimorar a transparência, a eficiência e a comunicação com a sociedade, atuando como canal permanente de interlocução entre a instituição e a população.