Para reduzir alto custo de energia, TJGO promove competição por consumo sustentável

Com o objetivo de reduzir o gasto com energia elétrica, que apenas no mês de setembro ultrapassou R$ 1,4 milhão, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) adere à campanha TJ Sustentável. A ideia é estimular uma competição saudável entre as unidades do Poder Judiciário do Estado pelo consumo consciente não só de energia elétrica, mas também de água e telefonia. O projeto, alinhado às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é originário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e já foi implantado com sucesso pelo de São Paulo.

A iniciativa envolve a distribuição de peças de comunicação, veiculação de dicas de economia, palestras de conscientização e, futuramente, um jogo virtual que exibirá o desempenho de cada unidade. Com o apoio do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental e da Coordenadoria de Obras, a competição é coordenada pelo Centro de Comunicação Social do TJGO, que identificou que as campanhas tradicionais já não mobilizam mais os servidores.

Por enquanto, os dados de consumo dos prédios serão encaminhados pela Diretoria de Obras, mas futuramente, a exemplo dos outros tribunais, eles serão inseridos pelos próprios participantes no sistema de informática do jogo, que mostrará o desempenho das unidades e o ranking de classificação. Ao final do período da competição, a unidade que apresentar os melhores índices de redução do consumo será o vencedor do jogo e ganhará o Selo Verde, além de prêmios para os três primeiros colocados.

“A ideia é promover a economia de recursos naturais e bens públicos e estimular nos servidores e magistrados (público interno) a preocupação com o consumo consciente”, afirmou o diretor de Comunicação, Luciano Augusto, que trouxe a ideia para Goiás.

Água
Além da fatura de energia, que saltou de R$ 1.092 milhão para 1.493 milhão de agosto para setembro, a conta de água também sofreu aumento nestes que são considerados os meses mais quentes do ano. O consumo nas unidades do Estado custou 291,3 mil agosto e subiu para 308,1 mil em setembro.

“A exemplo do que ocorreu em outros Estados, como em São Paulo, em 2015, os resultados são positivos, em termos econômicos, mas principalmente, em relação à conscientização sobre o consumo consciente dos recursos naturais e públicos”, afirmou o diretor de Comunicação. “Nossa expectativa é que o servidor compre nossa ideia e que o TJGO seja mais sustentável”, complementou ele, para quem o conceito de gamificação é um excelente meio para engajar as pessoas, motivando ações e comportamentos, oferecendo uma recompensa, aspecto crucial para o sucesso do projeto.