OAB-GO vai ser transferida simbolicamente na segunda-feira para cidade de Goiás

Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) vai transferir, pela primeira vez, na próxima segunda-feira (25 de julho), a seccional para a cidade de Goiás. O ato simbólico é uma homenagem à antiga Vila boa, que ocorre desde 1961 e recebe todas as estruturas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na cidade. A cerimônia será realizada na sede da subseção, às 16 horas.

Criada em 14 de dezembro de 1931, a OAB-GO, foi instalada na cidade de Goiás, também conhecida carinhosamente como ‘’Goiás Velho’’, no dia 12 de abril de 1932, em sessão solene realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que se localizava na cidade. Atualmente, a advocacia do município é representada pela Subseção, que tem como presidente o advogado Murillo de Oliveira Dantas.

A participação da Ordem goiana na celebração tem como objetivo prestigiar o município que comemora 295 anos, além de reconhecer a importância histórica para a advocacia, da cidade que foi capital do Estado até 1933.

De acordo com o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, a cidade muito contribuiu e contribui para a advocacia goiana e merece a ação de consciência histórica. ’’Nossa Seccional foi primeiramente instalada na cidade de Goiás, onde recebemos os pioneiros da advocacia. E, por tudo que representa no contexto estadual, bem como, para a OAB-GO, essa cidade e Subseção merecem esse reconhecimento’’, pontuou.

Na história

A transferência simbólica da capital do Estado teve início com o então governador, Mauro Borges, e se estendeu até o ano de 1978, quando houve a revogação da lei pelo governador Ary Valadão.

As celebrações só voltaram a ser realizadas em 1984, após a edição de uma nova legislação, a Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983, sancionada na época pelo governador Iris Rezende. A partir desse período o evento ocorreu de forma ininterrupta até o ano de 2020, quando interrompido devido à situação de emergência em saúde ocasionados pela Covid-19.

Com o retorno das atividades, neste ano, a cidade de Goiás receberá mais uma vez o título de capital administrativa do Estado, em solenidade a ser comandada pelo governador do Estado, Ronaldo Caiado (União Brasil). Fonte: OAB-GO