OAB-GO promove eventos para conscientização da importância do combate à crueldade animal

A Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) promoverá durante as próximas semanas eventos em alusão ao Abril Laranja, o mês de combate à crueldade animal.

Neste mês, será lançado e-book gratuito para a população ter acesso às leis de proteção aos animais do Estado. Também serão realizadas palestras e será dado continuidade à Campanha “Encha meu potinho de ração”.

“Queremos incentivar na sociedade o cuidado e respeito, visto que é latente e cruel o abandono de animais que cresceu de forma abundante no período pandêmico que estamos passando”, afirma a presidente da comissão, Pauliane Mascarenhas.

De acordo com ela, a sociedade desempenha um papel fundamental, seja na fiscalização e denúncia de maus-tratos aos animais. “Isto é um crime Lei 9.605/98 art.32. Hoje, contamos com uma lei mais rígida quando a crueldade é cometida contra cães e gatos. Ela aumenta a penalidade de 2 a 5 anos e a possibilidade da prisão em flagrante e o crime é de reclusão, não mais de detenção”, ensina.

Em Goiás, há uma delegacia especializada em crimes contra o meio ambiente (DEMA), que nesse rol inclui os animais. Em caso de maus tratos, Pauliane, reforça que deve ser lavrado um boletim de ocorrência. “Qualquer pessoa pode e deve registrar o Boletim de Ocorrência se presenciar crueldade contra os animais (Cães e Gatos)”. Com informações da OAB-GO