Nova sede da Jacó Coelho Advogados em Goiânia é regida pela sustentabilidade

Publicidade
A reforma transformou um edifício antes hoteleiro em um dos maiores empreendimentos sustentáveis de Goiás

Do antigo e ultrapassado ao novo e moderno. O Retrofit é o termo utilizado na engenharia e arquitetura para designar o processo de aproveitar uma estrutura já existente e que está fora de norma, e modernizá-la, inserindo todas as inovações tecnológicas e sustentáveis disponíveis no mercado. Assim foi a reforma do prédio que hoje abriga o escritório Jacó Coelho Advogados: um projeto inovador que transformou um edifício antes hoteleiro em um dos maiores empreendimentos sustentáveis de Goiás.

Espaços abertos extremamente charmosos

O empreendimento, caracterizado como smart building (edifício inteligente), atende todos os requisitos da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental. E distribui em seus 6 andares, ambientes profissionais aconchegantes e inspiradores, no estilo open space.

Dentre os espaços estão dois andares estilo co-working, salas de reuniões, diretoria, além de um auditório acústico, equipado com aparelhos modernos de última geração com estúdio de gravação. No 6º andar está o Rooftop, espaço intimista com capacidade para receber aproximadamente 150 pessoas para eventos sociais.

Retrofit

Um auditório para eventos teve espaço na nova sede

Toda a estrutura de concreto do edifício foi preservada, sendo eliminadas as lajes duplas reduzindo o peso nas fundações, além de toda a prumada de incêndio, água e esgoto. No mais, houve a substituição por materiais modernos, inclusive o 6º pavimento (rooftop) que foi totalmente reconstruído.

Assinado pelo escritório MTB Arquitetura, todo o projeto de modificação, detalhamento executivo, projeto de interiores incluíram empresas e profissionais que buscaram por produtos ainda não utilizados em Goiânia ou mesmo na escala de um escritório, tais como baffle da cobertura em forma de ondas, iluminação em pixels de LED para a fachada que “dança” conforme a música.

Sustentabilidade

Entrada do prédio, que sedia banca que está há mais de 22 anos no mercado

Dentro dos padrões sustentáveis, a obra fez o aproveitamento de estruturas existentes, prumadas de água, esgoto e combate de incêndio o que diminuiu a emissão de gás carbônico. O ar-condicionado garante eficiência energética, controle e qualidade do ar ambiente. A iluminação também possui eficiência energética além da preocupação com a potência da lâmpada, também foi considerada a quantidade de lumens.

Os vidros são laminados com controle solar, fazendo 30% da reflexão do calor e 54.4% de absorção do calor, além da proteção dos raios UV. As louças e metais possuem economizadores de água, a exemplo dos vasos sanitários que economizam até 30% a mais de água do que os anteriores. Ainda as torneiras regulam a vazão. Nos ambientes, o sensor de presença ultra-sônico com economia de energia.