Michel Temer, que é o 22º advogado a presidir o Brasil, garante que a Constituição será sempre consultada no seu governo

Michel Temer
Michel Temer é doutor em Direito. Ele já foi professor antes de se envolver na vida política

Michel Temer fez, no início da noite desta quinta-feira (12), o primeiro pronunciamento como presidente em exercício do Brasil em substituição de Dilma Rousseff, afastada por 180 dias pelo Senado Federal, após autorização para início do processo de impeachment. Durante seu discurso, ele garantiu que a Constituição Federal será sempre consultada em todos os atos praticados por ele e sua equipe de governo. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (1963), Temer diz que lutará para manter todos direitos garantidos aos cidadãos na Carta Magna.

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, o presidente em exercício também atuou como professor de direito em 1968. Sua carreira acadêmica estendeu-se até 1984.

Temer é autor dos livros Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras eSeus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional, esse último na 24ª edição, com mais de 200 mil exemplares vendidos.

Depois de 26 anos governado por engenheiros, sociólogos, metalúrgicos e economistas, foi restabelecido a hegemonia dos advogados. Agora, Temer é o 22º presidente formado em Direito, do total de 41.