O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás pela chapa Nova OAB, Pedro Paulo de Medeiros, visitou, nesta quarta feira (21), o presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas em Goiás (Abracrim-GO). A reunião foi realizada no auditório do escritório Alex Neder Advogados, e contou com a presença de membros da instituição para discussão dos problemas atuais mais sérios enfrentados pelos profissionais que atuam na área criminal em Goiás.
Membros da Abracrim-GO se reúnem com Pedro Paulo para discutir melhorias para a classe
Segundo Neder, a primeira questão debatida com Pedro Paulo as prerrogativas dos advogados. O presidenciável, que também é criminalista,disse que quanto mais instituições e pessoas lutarem pelas prerrogativas melhor, ressaltando que esse tipo de iniciativa “não é monopólio” da OAB. “Quanto mais pessoas estiverem nessa luta melhor”, frisou, afirmando que a Abracrim-GO é muitíssimo bem-vinda e que, se eleito, a instituição terá espaço assegurado juntamente com a OAB-GO para juntos buscarem a melhor solução para todas as violações das prerrogativas. “Quando ocorre uma violação, essa violação antes de atingir o advogado ela atinge a própria sociedade.”
Indagado sobre a respeito da necessidade da OAB-GO deveria criar uma órgão maior (um departamento) mais aparelhado que uma comissão que trata sobre as prerrogativas dos advogados, Pedro Paulo afirmou que deseja criar um sistema maior, mais ampliado na defesa das prerrogativas que funcione 24 horas ininterruptas, com membros vocacionados não apenas nas prerrogativas, mas também nas demais comissões para melhor atender a advocacia. Pedro Paulo salientou que além de ter sido conselheiro seccional, conselheiro federal, foi também procurador Nacional das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB e que possui muitas ideias e projetos oriundos dessa vasta experiência para colocar em pratica se for eleito.
O candidato respondeu ainda sobre o atual mercado de trabalho da advocacia, que se encontra inflacionado, pelo numero grande de profissionais e bacharéis. São 3,5 milhões de bacharéis e 1,2 milhão de advogados que conseguiram passar no exame de ordem. Pedro Paulo entende que o jovem advogado tem que ser amparado pela instituição no inicio de carreira, mas o que vai definir seu futuro será o estudo e para isso irá proporcionar cursos gratuitos junto a ESA para os jovens recém-formados e ajudar até que engrenem na profissão.
Sobre a captação indevida de ações praticadas por uma minoria de advogados em prejuízo da maioria, ele defende a criminalização dessa pratica deplorável que prejudica os advogados éticos e corretos e disse que já existe projeto de lei nesse sentido que inclusive ele deu sua contribuição na idealização da matéria.
Petição
O presidente da Abracrim-GO entregou ao presidenciável petição formulada pela associação em que pede a revogação da Portaria 269 instituída pela Unidade Especial do Núcleo de Custódia, e que chegou a obter a suspensão da mesma com a ajuda da OAB-GO. “Portarias desse tipo ferem frontalmente nosso estatuto bem como a Constituição Federal”, aponta Neder. Pedro Paulo disse que ações como essas devem sim ser precedidas pelo dialogo para que os órgãos entendam que não estão corretos e voltem atrás, caso não o façam ai sim a instituição deve agir e acionar o Poder Judiciário para por cobrar o que houver de excessivo e equivocado.
O presidente da Abracrim-GO salientou que a reunião de hoje foi a segunda com candidatos a presidência da OAB (recentemente a instituição recebeu a visita de Lúcio Flávio de Paiva, que concorre à reeleição). “Embora a Abracrim-GO esteja neutra nas eleições da OAB-GO, todos seus membros votam. Sendo de suma importância demonstrar e debater os problemas mais sérios enfrentados pela classe e saber o que o futuro presidente pretende fazer para ajudar em soluções efetivas para debelar os problemas que são muitos”, ponderou Neder.
Ambiente democrático
Pedro Paulo De Medeiros estava acompanhado de três advogados que integram sua chapa no Conselho Seccional: Andreia Messora, Rubens Garcia e Antônio Corrêa. Ele agradeceu a iniciativa da Abracrim-GO, ressaltando ser louvável esses encontros para debater a advocacia criminal criando um ambiente democrático de discussão de temas tão relevantes, e se eleito for “assegurou que teremos outros momentos como esse na OAB juntamente com a Abracrim-GO”.
O presidenciável Alexandre de Ramos Caiado foi convidado pelo presidente da Abracrim-GO para fechar esse ciclo de debates sobre os problemas da advocacia criminal, mas ainda não confirmou presença.