A falta de conhecimento dos empreendedores sobre o próprio negócio é a principal causa de fechamento de empresas nos primeiros anos de atividade. É o que indica uma pesquisa do Sebrae-SP. Segundo o levantamento, 46% dos empreendedores afirmam que abriram o negócio sem conhecer os hábitos de consumo dos clientes e o número de consumidores que atenderiam. Outros 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir o negócio, enquanto 38% desconheciam quantos concorrentes teriam.
A falta de planejamento também é um problema: 55% dos empreendedores não elaboraram um plano de negócios antes da abertura da empresa.
“Esses são alguns equívocos que muitos empreendedores cometem. Eles praticamente abrem uma empresa no escuro, sem o conhecimento básico necessário para entrar no mercado. Isso diminui as chances de a empresa sobreviver”, afirma o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, em nota.
Bagagem
A pesquisa também mostra a importância da bagagem do dono de empresa. Entre as companhias que fecharam as portas em até cinco anos, 58% dos empreendedores disseram ter experiência prévia ou conhecimento no ramo. Esse número chega a 72% entre os donos de empreendimentos que se mantiveram em atividade. “É fundamental que o empresário se prepare, pois o que está em jogo é o sonho de empreender e, com frequência, são as economias de uma vida ou da família que bancam esse sonho”, ressalta Hussni.