Equipe de Arbitragem da Faculdade de Direito da UFG está entre as 16 melhores do País

Parte da equipe de arbitragem da Faculdade de Direito da UFG
Publicidade

A Equipe de Arbitragem da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) está entre as 16 melhores do País após ter participado da XIII Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial organizada pela Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (Camarb), na semana passada, em evento on-line.

Apesar de ter sido superada, nas oitavas de final da competição, pela equipe de arbitragem da Pontifícia Universidade Católica do Estado do Paraná (PUC-PR), o grupo da UFG considera o resultado geral como fruto de alguns anos de espera, sendo a coroação do estudo, dedicação e pesquisa de todos os participantes.

Para a equipe, a posição obtida, ademais, pode ser considerada o acesso ao “grupo de elite” da competição, a mais tradicional do país. Ela se espelha nos formatos moot courts de competições internacionais, tais como o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot. A XIII edição Camarb deste ano conta com a participação de 40 equipes de arbitragem das melhores faculdades do país e, também, de equipes de países lusófonos, como Portugal.

Os integrantes do grupo também acreditam que o resultado obtido pelo time goiano demonstra o esforço da Faculdade de Direito da UFG em formar juristas dotados de sofisticada cultura intelectual em temas tão necessários ao cenário goiano e ao contexto nacional, como a arbitragem e o direito empresarial.

A equipe este ano também acumula outros resultados positivos. Como a classificação de equipe destaque na VII Competição de Arbitragem e Mediação Empresarial promovida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), na qual foi agraciada com os prêmios de melhor memorial requerente, 2º melhor memorial requerida e melhor orador.

A competição

No contexto da competição, as equipes se organizam para a defesa de duas partes que litigam em um caso hipotético, que teve como pano de fundo na competição desse ano um contrato de parceria rural agrícola, de modo que buscam reunir a melhor argumentação técnica para a defesa das partes requerente e requerida, cuja fase oral é precedida da redação de memoriais.

As demais etapas da competição ocorrerão, agora, presencialmente em São Paulo, no próximo mês de outubro.

A equipe goiana

A equipe de arbitragem da UFG contou com a participação dos seguintes alunos: Vitoria Djatxuka Leopoldina Guarany (oradora), Wemerson Nunes da Cruz (orador), Vitor Hugo Souza Silva (orador), Daniel Neves de Rezende Rodrigues (orador), Victor Hugo Ribeiro Ferreira (redator memoriais requerente), Thiago Cunha Freitas Castro (redator memoriais requerida), Vitor Mendes Freitas de Oliveira (pesquisador), Rafaela Beatriz Queiroz da Silva (pesquisadora), Maria Karolina Vargas Leão (pesquisadora e oradora suplente), Maria Carolina Siqueira Cardoso (pesquisadora e oradora suplente), Joan Victor Ramos Ribeiro (pesquisador), Marcus Vinícius Carrijo de Oliveira (pesquisador), Marco Antônio Matos Pinheiro Carvalho (pesquisador) e Bruno José de Morais (pesquisador).

São orientadores da equipe o professor doutor Heberson Alcântara e os advogados Leonardo Andrade Macedo, Murillo Caixeta Gonzaga Beltran e Wagner Gustavo Carvalho Santos.

O grupo foi patrocinado pelos escritórios goianos Sant’Anna e Netto Sociedade de Advogados; Rodovalho Advogados; Giarola, Macedo, Beltran Advogados, bem como pela Ex Lege Júnior, empresa júnior jurídica da Faculdade de Direito da UFG.