Eleições da OAB agora terão cotas para advogados pretos e pardos, alerta Valentina Jungamann

O Conselho Federal da OAB aprovou a aplicação de cota racial de 30% nas eleições de 2021. É a Equidade Racial. Assim, na eleição deste ano as chapas deverão ter 30% de representantes da advocacia preta e parda.

De acordo com pesquisas internas feitas pela pré-candidata Valentina Jungamann, 64,1% dos advogados não tinham conhecimento dessa novidade nas eleições da OAB.

Apesar do alto índice de desconhecimento do projeto, quase 60% são a favor da implementação das cotas raciais.

Para Valentina Jungmann “a equidade racial na OAB representa uma grande conquista, que trará mais representatividade para a Casa da Cidadania”.

“Continuaremos a trabalhar por mais pluralidade e inclusão, buscando eliminar toda e qualquer desigualdade”, afirma.

Paridade Já

Valentina é pré-candidata à presidência da OAB-GO e autora do projeto Paridade Já, que também está valendo para as eleições de 2021. Diante da aprovação desse projeto, para obterem o registro, as chapas deverão atender ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, entre titulares e suplentes, incluindo os cargos de Diretoria das Subseções, Seccionais, Conselho Federal e Caixas de Assistência.

Considerando a disparidade salarial de gênero, Valentina apresentou, no Conselho Federal da OAB, projeto de redução dos gastos de campanha como forma de possibilitar uma participação com autonomia, principalmente das advogadas em início de carreira. O projeto aguarda ainda votação no Conselho Pleno Federal.