Desconto de 50% no IPVA atinge mais de 316 mil veículos neste ano

A comerciante Arlete Ataíde Leão, de 44 anos, decidiu enfrentar o trânsito de Goiânia há cinco anos. Ela se encorajou a assumir o volante depois de ter se divorciado e até voltou a estudar, cursando a faculdade de Administração de Empresas. Foi uma verdadeira guinada na vida dela. “Meu ex-marido não gostava que eu pegasse o carro”, revela. Logo de cara, Arlete teve que lidar com o ‘trânsito maluco’, nas palavras dela, da BR-153 para chegar até a Universidade Paulista (Unip), onde estudava. “Foi difícil porque estava em obras o viaduto da BR-153. Eu levava quase uma hora para chegar à faculdade”, observa. Mas isso não foi empecilho para que Arlete, determinada que é, driblasse os congestionamentos da melhor forma possível.

Até hoje, ela nunca recebeu uma multa de trânsito e, graças à conduta exemplar, já ganhou duas vezes o desconto de 50% no valor do IPVA. “Isso incentiva as pessoas a construírem um trânsito melhor. A iniciativa está aprovadíssima. Espero que o governo mantenha”, elogia.

A advogada Mariana Bernardes Leão Arrais, de 30 anos, teve uma grata surpresa ao receber em casa a fatura de pagamento do IPVA do carro neste ano. “Tive um desconto de R$300 e no documento ainda veio uma mensagem de parabéns do Detran”, conta. A felicitação foi porque, assim como Arlete, Mariana é uma ótima motorista, não tendo recebido sequer uma multa por infração cometida no último ano. “Acho que essa é uma ótima forma de incentivar os condutores a terem cautela no trânsito”, diz a advogada, que se considera bastante cuidadosa e consciente. Ela usou o dinheiro poupado para pagar a mensalidade do seguro do automóvel 1.0. “O bolso agradece”, complementa.

Em 2013, desconto atingiu quase 30 mil veículos a mais que em 2012
Lançado em 2012 pelo Detran, o desconto de 50% sobre o valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma forma de premiar o comportamento dos motoristas que não cometeram infrações de trânsito nem se envolveram em acidentes nos últimos 12 meses, além de terem quitado o imposto em dia. O benefício vale para proprietários de automóveis com potência 1.0 e motocicletas 125 cilindradas.

Em 2013, a redução atingiu 316.419 veículos (29.495 a mais que em 2012), sendo 160.075 carros e 156.344 motos. Existem, no Estado, 335.633 motos 125 cc. Os motociclistas atendidos representam 46,58% do total. Com os proprietários de carro mil, a situação é semelhante. Os que terão desconto correspondem a 44,46% de uma frota que totaliza 360.050 automóveis. No ano passado, a frota beneficiada chegou a 286.924 veículos, compreendendo 153.272 carros e 133.652 motos.

O presidente do Detran, coronel Sebastião Vaz, afirma que a iniciativa é pioneira no Estado e pode ser considerada como um programa de educação de trânsito. “É uma medida que visa a incentivar o motorista a obedecer à legislação de trânsito e não infringir o Código de Trânsito Brasileiro. Avaliamos que tivemos uma boa resposta, tanto que aumentou o número de beneficiados e a nossa expectativa é de que aumente ainda mais. Com esse incentivo acreditamos que estamos cumprindo o nosso papel”.